Quem acompanha a TechCD sabe que a impressão 3D na medicina é uma revolução. Já utilizada em diversas áreas, cada dia mais os cientistas estão descobrindo aplicações extraordinárias na área da saúde.
Uma das primícias na relação médico – paciente é saber adaptar o tratamento a cada paciente. Sendo assim, instrumentos ou dispositivos usados em procedimentos cirúrgicos, ou para o tratamento de pacientes, frequentemente precisam ser personalizados. Com a utilização da impressão 3D, é possível imprimir peças únicas para cada caso a um preço acessível. Sendo assim, essa é uma das razões pelas quais a impressão 3D de peças médicas aumentou muito rapidamente nos últimos anos.
Modelos de planejamento cirúrgico são usados em abordagens terapêuticas e otimização do tempo em sala de cirurgia. Dessa forma, modelos físicos da anatomia do próprio paciente podem ser manipulados pelo médico antes mesmo da intervenção cirúrgica. Com isso, o risco do paciente diminui muito.
Os modelos criados a partir de exames de imagens do próprio paciente fazem com que a equipe médica tenha muito mais domínio na hora da operação. Dessa forma, cirurgias impossíveis antes do advento da impressão 3D, agora são possíveis e realizadas com muita segurança.
Portanto, o planejamento cirúrgico com modelos 3D específicos do paciente pode melhorar os resultados clínicos e a economia processual, gerando economias significativas e benefícios financeiros para o hospital.
Para educação e treinamento de médicos, modelos multimateriais impressos em 3D podem replicar a complexidade e ampla variedade de patologias de paciente, tornando-os ferramentas superiores para educação médica.
Similarmente, a prototipagem de dispositivos médicos a partir da impressão 3D significa a produção muito mais ágil de protótipos com a forma, a textura e as propriedades do material de qualquer dispositivo médico. Otimização de projetos para produção final é mais uma aplicação da impressão 3D.
Por uma fração do custo de usinagem, você pode fabricar peças funcionais de maneira aditiva, eliminando as restrições de manufatura médica e tornando a produção mais ágil e responsiva. Além disso, as soluções de impressão 3D para médicos reduzem o desperdício, proporcionam uma liberdade de design inigualável, passam rapidamente do protótipo para o produto final, simplificam as rodadas de produção curtas e reduzem os custos de desperdício e armazenamento.
Em nosso canal do Youtube temos vídeo com alguns modelos produzidos pela TechCD.
Essa é uma história que a TechCD tem muito orgulho de ter participado. Ana Paula mora com a filha Maria Eduarda na na Região Metropolitana de Belém. Maria Eduarda nasceu com uma condição denominada encefalocele nasofrontal. Sem conseguir atendimento especializado, as duas decidiram viajar quase 3 mil km para São Paulo em busca de uma solução para o caso. E graças ao SUS, elas conseguiram.
O Dr. Maurício Yoshida e a A Dra. Giselle Coelho foram os responsáveis pela complexa cirurgia, que contou com a doação de algumas tecnologias. Entre elas, a impressão 3D do cérebro, crânio e pele feitos pela TechCD e fundamentais para o êxito do procedimento. Confira a reportagem completa no link.
A Dra Giselle sempre é presença garantida aqui no blog. Sendo assim, você pode ver outros projetos da parceria com a TechCD nos nossos outros textos: “Planejamento cirúrgico inédito no Brasil – Parceria Giselle Coelho, EDUCSiM e TechCD“, “Partes do corpo reproduzidas em impressão 3D inovam na medicina“.
Em conclusão, o caso de Maria Eduarda saiu em renomada revista médica internacional, colocando o Brasil em posição de destaque na comunidade científica. É sempre com muita alegria e satisfação que nós, da TechCD, levamos as soluções que a impressão 3D proporciona a quem mais precisa. Conte sempre conosco!
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais