Notícias

Voltar para Notícias

Saiba mais sobre prototipagem e impressão 3D

A impressão 3D oferece vantagens significativas para peças de prototipagem rápida. Com ela, a indústria pode aprimorar seus projetos antes de enviá-los para produção em série ou entregá-los ao cliente final. Utilizada em diversos setores, a prototipagem 3D é uma das atividades que mais se beneficiou com o avanço da impressão 3D na indústria.

Em alguns processos tradicionais, como a usinagem de peças, houve a possibilidade de substituí-los integralmente por processos de impressão em 3D. Por consequência, essa alternativa trouxe diversas vantagens. Confira 3 delas. 

Tempos de retorno rápidos

As empresas que não dispõem de recursos internos de prototipagem, tradicionalmente, terceirizam a criação de seus protótipos. Entretanto, o intervalo de tempo entre quando um protótipo é solicitado e quando ele é entregue acaba sendo um problema ao se adotar esse modelo. As empresas que têm acesso a uma impressora 3D de qualidade, por outro lado, geralmente podem criar protótipos a partir dos designs de seus produtos em 24 horas ou menos. A possibilidade de imprimir diversas peças complexas de uma vez só, com a quantidade exata de matéria-prima necessária para a confecção é um dos grandes benefícios da prototipagem 3D. Estima-se que a redução média em empresas que a adotam é de 70% a 60% em seu lead time (indicador de tempo que fornece subsídios para que a empresa possa realizar ações, sobretudo para a redução do tempo de produção). Enquanto no passado, um protótipo levava dias ou mesmo semanas para ficar pronto, agora é possível colocar um modelo físico nas mãos do designer em apenas algumas horas. 

Opções flexíveis de material

A seleção de tipos de filamentos para impressão em 3D se expandiu desde que a tecnologia se tornou amplamente utilizada.  Hoje,é possível escolher entre materiais que incluem ABS, PLA, PETG termoplástico e até nylon. A vantagem prática dessa diversidade de opções quando se trata de prototipagem é que os criadores podem testar diferentes materiais ao fabricar suas peças. Experimentar diferentes materiais pode ser extremamente útil ao por exemplo se considerar as propriedades mecânicas de um determinado filamento, uma vez que ele pode ser mais adequadas a uma peça ou produto específico. O melhor de tudo é que a mesma máquina pode ser usada para imprimir a peça usando cada variedade de filamento que o usuário deseja experimentar. A criação de protótipos com diferentes geometrias de peças pode ajudar os designers a entender as vantagens e desvantagens entre função e estética durante o teste do protótipo. Depois que vários protótipos são testados, os engenheiros podem reduzir seu design da forma mais simples necessária à função da peça.

Personalização possível

Com o uso da prototipagem 3D, é possível personalizar a produção e a realização de acordo com suas necessidades. Além de reduzir a complexidade na criação, fabricar produtos em uma única etapa é outra grande vantagem. Se você deseja fazer peças originais, bem como alguma alteração no produto, não há problema. Com esta nova tecnologia, você pode produzir peças personalizadas, enquanto desfruta dos melhores benefícios e ainda dar aquele toque único.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções. Estamos prontos para auxiliá-lo.

Veja mais notícias

Tenha rótulos em conformidade com BS 5609

A conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...

Leia mais

A importância das etiquetas personalizadas para caixas de sapatos

As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...

Leia mais

Aplicações industriais de filamentos premium na impressão 3D

A impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...

Leia mais