Os filamentos são para a impressora 3D o que os cartuchos de tinta são para a impressora de mesa. Existem muitos disponíveis e a maioria é compatível com todas os modelos de impressora desse tipo. Porém, mesmo os filamentos do mesmo fabricante têm propriedades ligeiramente diferentes. Portanto, para uma impressão perfeita, é sempre necessário encontrar o melhor em termos de configurações.
Como já mencionado, os filamentos formam uma base para a produção de objetos tridimensionais e continuam a ser decisivos para a qualidade dos produtos. Nesse sentido, os filamentos PLA juntamente com os filamentos ABS são os mais populares. Mas também existem outros tipos de filamentos como os de nylon, PETG e HIPS.
Se você é novato em impressão 3D e gostaria de comprar filamentos 3D pela primeira vez, considere comprar filamentos PLA. A saber, a sigla significa polilactídeo, um plástico biodegradável que é obtido a partir de matérias-primas renováveis e é particularmente fácil para iniciantes. Isso facilita a impressão desse tipo de filamento e raramente cria problemas durante o processo de impressão.
O PLA apresenta pouca ou nenhuma distorção na impressão. Além disso, em comparação com outros plásticos que levam até séculos para se decompor, o PLA pode ser decomposto em seus componentes naturais em menos de um mês.
O filamento PLA é usado, entre outras coisas, para aplicações médicas. E mais: produção de brinquedos e outras figuras dimensionalmente estáveis como caixas e elementos operacionais. Mas também é perfeitamente adequado para a produção de protótipos e peças de reposição, desde que não precisem ser resistentes ao calor.
O ABS (acrilonitrila butadieno estireno) é outro material de impressora 3D comumente usado. Em síntese, sua utilização é mais voltada para peças duráveis que podem suportar temperaturas mais altas. O ABS pode ser usado para as mesmas tarefas que o PLA. Entretanto, uma superfície de impressão aquecida é recomendada pois o plástico ABS se contrai quando resfriado e pode causar peças distorcidas. As impressões 3D comuns com ABS são aquelas interconectadas e é um bom ponto de partida para trabalhar com esse filamento se você precisar criar protótipos.
Enquanto outros materiais podem se tornar rapidamente quebradiços, a vida útil do ABS é bastante longa. Devido a essas propriedades, é adequado para uma ampla gama de aplicações em modelismo, engenharia de precisão e indústrias elétricas ou automotiva.
Para obter um resultado de impressão satisfatório, a qualidade dos filamentos utilizados é tão importante quanto a própria impressora 3D. Logo, é recomendável bastante atenção à qualidade do material, além do tipo de filamento. Outro ponto importante é garantir que o diâmetro do filamento seja compatível com o dispositivo de impressão. A saber, a maioria das impressoras 3D trabalha com um diâmetro de filamento de 1.75 mm, 2.85 mm ou 3.00 mm. Portanto, tenha em mente também a aplicação específica na hora de selecionar os filamentos. E para sua total segurança, não esqueça de comprar apenas aqueles de fabricantes conhecidos.
Aqui na TechCD trabalhamos com os filamentos da KODAK para impressora que utilizam tecnologia FDM e 1.75mm. Temos diversas cores disponíveis em nossa loja. Vai lá dar uma olhada. E caso tenha outras dúvidas, entre em contato. Vamos bater um papo?
29/04/2022
06/12/2019
A conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia maisAs etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia mais