Notícias

Voltar para Notícias

Você sabe o que são dispositivos hápticos?

Você já deve ter ouvido falar sobre tecnologia e dispositivos hápticos. Juntamente com o surgimento de telas sensíveis ao toque, ela cresceu e se tornou uma tecnologia onipresente, usada para muitos aplicativos e jogos. O háptico é derivado do grego “haptein”, que significa “acelerar”. Inclui todas as formas de interação com as pontas dos dedos com as quais operamos nossos dispositivos, independentemente do tamanho ou do tipo de aplicativo.

Inovações hápticas

Graças à natureza interativa e dinâmica da tecnologia háptica, é possível se comunicar com o software de maneira intuitiva, desde que o hardware esteja equipado com tal recurso. Além disso, oferece uma dimensão adicional à realidade virtual e aumentada ou aos aplicativos 3D. Muitos jogos, especialmente em telas sensíveis ao toque, seriam muito menos interativos sem a tecnologia.

Pessoas com deficiência visual têm grandes esperanças de que as telas sensíveis ao toque hápticas reconheçam e exibam Braille. Isso significaria um grande passo à frente em comparação com os dispositivos elétricos atuais.

Mais e mais pesquisas estão sendo feitas sobre novas aplicações da tecnologia háptica. Por exemplo, a tecnologia é adotada por relógios inteligentes. Está sendo estudado se essa solução pode ser incorporada ao volante de um carro, aumentando a segurança.

Além disso, a tecnologia háptica também é usada para melhorar o mundo médico e existem muitas outras iniciativas no campo dessa tecnologia. Um grande negócio.

A linha Geomagic de dispositivos hápticos inclui o Geomagic® Touch ™ (anteriormente Sensable Omni), o Geomagic® Touch ™ X (anteriormente Sensable Phantom Desktop).

Os dispositivos hápticos geomagnéticos são dispositivos motorizados que aplicam feedback de força na mão do usuário. Suportam uma amplitude de movimento equivalente ao da mão no pulso. Isso permite com que se produzam sensações de toque realistas à medida que o usuário manipula na tela objetos 3D.

O Geomagic Touch permite que os usuários aprimorem simulações científicas ou médicas. Igualmente possibilita o aumento da produtividade com treinamento interativo. Componentes mecânicos podem ser facilmente manobrados para produzir projetos de maior qualidade, aproveitando a sensação realista de toque fornecida pelo Geomagic Touch. Pode ser usado em diversas aplicações, incluindo: simulação, treinamento, avaliação de habilidades, ensaio, montagem virtual, controle robótico, detecção de colisão, design de interface de máquina, reabilitação, mapeamento e dezenas de outras aplicações.

Tecnologia háptica na medicina

A tecnologia Haptic fornece ao usuário feedback de energia cinestésica e tátil do mundo digital e, às vezes, uma verdadeira navegação 3D dentro dele. Ao nos permitir “sentir” objetos virtuais, os dispositivos hápticos oferecem uma experiência virtual unilateral. Ou seja, uma interação mais realista, completa e às vezes mais segura. E esse recurso, combinado com o já incrível potencial do 3D, oferece aplicações médicas muito interessantes e benéficas. 

A maior preocupação é a segurança do paciente. Quando o cirurgião não consegue sentir o que está fazendo, precisa confiar em seus outros sentidos para fazê-lo passar. O problema é que eles não são tão eficazes, e ela passa a pensar em movimentos e tarefas que devem ser automáticos. Como resultado, a falta de toque pode afetar a resolução de complicações na sala de cirurgia, principalmente quando o cirurgião não está fisicamente presente. O toque permite que ele controle o minuto arrastar de cada instrumento.

Em um nível superior, o papel da humanidade na medicina não pode ser subestimado porque a medicina é inerentemente humana. Isso significa que um ser humano é obrigado a desempenhar o papel do mecânico para outros seres humanos. E ainda reconhecer a gravidade de fazê-lo e utilizar os sentidos necessários para realizá-lo. O toque conecta médico e paciente.

Isso nos leva de volta aos hápticos e aos enormes avanços que eles farão nos cuidados médicos. Imagine especialistas em hospitais de renome mundial que podem tratar com segurança pacientes em locais remotos. Toda essa tecnologia permite que o paciente fique mais perto de casa e receba tratamento que, de outra forma, não receberia. É apenas uma questão de tempo até que redes, robótica, medicina e tecnologia háptica se juntem para colocar isso em uso comum.

Solicite o seu orçamento conosco e venha conhecer nossas demais soluções. 

Veja mais notícias

Conheça as melhores formas de aliar tecnologia e saúde

A união entre a tecnologia e saúde tem sido uma evolução para avanços significativos na...

Leia mais

Itens indispensáveis para a impressão com Epson Colorworks

Você sabia que existem itens indispensáveis que auxiliam na garantia de uma impressão impecável...

Leia mais

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais