Notícias

Voltar para Notícias

Como funcionam as pilhas recarregáveis?

Na era dos dispositivos eletrônicos, as pilhas recarregáveis ​​são essenciais para quem procura economia e bom funcionamento. Em termos simples, uma pilha de longa duração é um dispositivo que pode ser recarregado diversas vezes com o auxílio de um carregador específico para este fim. 

Essas baterias reutilizáveis ​​são a melhor opção, pois duram mais que as baterias convencionais. Além disso, você poupa o gasto que teria, já que não precisa substituí-las prontamente. 

 

Como as pilhas recarregáveis funcionam?

Esses dispositivos usam reações eletroquímicas, que são eletricamente reversíveis. Dessa forma, quando a reação ocorre em uma direção, seus materiais se esgotam e, para que sejam recarregados, deve ser produzida uma corrente elétrica na direção oposta que os regenere. Nas pilhas recarregáveis, o processo comum que ocorre em uma uma pilha normal é reversível. Isso ocorre porque a massa que compõe o tubo da bateria é feita com níquel cádmio, níquel metal hidreto, ou íons de lítio. Assim, este composto é “reestimulado” depois que zera sua capacidade de produzir energia. Todo esse processo é possível pois “o ânodo não é completamente desfeito, funcionando como ponte essencial para reintrodução de carga pelo cátodo para que a “massa” trabalhe na geração de energia mais uma vez“. 

É claro que, ao contrário dos modelos de pilhas normais, as recarregáveis ​​possuem uma série de ciclos de carga de vida útil que nos permitem reutilizá-las constantemente, graças ao uso de um carregador especial responsável por devolver toda a sua capacidade energética.

Logo, podemos dizer que as pilhas recarregáveis ​​são basicamente um acumulador de energia capaz de transformar um composto químico em eletricidade dentro das muitas células que as compõem. Os mais populares são o tipo íons de lítio que oferece uma alta capacidade energética e alta resistência à descarga. Além disso, eles não sofrem o efeito memória, mas com o passar do tempo  se degradam, principalmente quando os usamos em ambientes de alta temperatura.

 

Vale a pena?

Embora à primeira vista pareçam mais caras, é um gasto que compensa. Isso porque uma vez obtida a pilha recarregável e o carregador, a durabilidade pode chegar a mais de dois anos. Contudo, assim como as baterias convencionais, eles exigem cuidados especiais e devem ser mantidos em condições ideais para aproveitar ao máximo seu potencial. Veja algumas dicas a seguir se você usar essas baterias.

 

  • Nunca misture baterias de marcas diferentes ou com cargas diferentes para evitar a polarização reversa. Isso torna a pilha inutilizável; 

 

  • Quanto ao carregador, opte pelos que oferecem uma carga rápida e que, uma vez carregadas as baterias recarregáveis, mude para um modo de carga lenta para não sobrecarregá-las;

 

  • Terminada a vida útil das suas baterias recarregáveis, você pode depositá-las nos lugares de coleta apropriados ou, na sua falta, entregá-las no estabelecimento onde comprou as novas.

 

Precisa de pilhas recarregáveis? Compre da TechCD

Aqui você encontra as melhores pilhas recarregáveis e também um atendimento de qualidade. Faça agora o seu pedido na nossa loja virtual ou pelos nossos demais canais de atendimento. Confira as nossas condições e aproveite!

Veja mais notícias

Entenda mais sobre os 3 pilares da segurança da informação

Você já se perguntou o que aconteceria com sua empresa se perdesse todos os dados essenciais para...

Leia mais

Como escolher resina para impressão 3D?

Você certamente já deve ter visto algum objeto que foi feito utilizando resina para impressão...

Leia mais

O que é e quais os benefícios do formato DICOM?

Não há como negar que a era da digitalização com o formato DICOM trouxe e continua trazendo...

Leia mais