Notícias

Voltar para Notícias

Conheça as principais tendências do setor de impressão 3D para 2023

19/12/2022|Notícias

Presentes em diversos processos e setores atualmente, as impressões 3D vêm conquistando o mercado e impactando positivamente o mercado. Segundo levantamento da consultoria americana Markets and Markets, a tendência é movimentar US$ 32,78 bilhões por ano. 

Com produções que atendem às mais diversas áreas e necessidades, as produções personalizadas produzidas a partir de impressoras 3D seguem em alta. Abaixo, você conhecerá com mais detalhes o que esperar em relação às tendências do setor em 2023. Confira!

 

Avanços tecnológicos indicam que novas possibilidades estão por vir

Apesar de serem altamente modernas, as impressoras 3D vêm se modernizando. Sendo assim, amplia as competências e permite que mais impressões 3D sejam feitas de forma cada vez mais única e exclusiva.

Presentes em diversos setores, as impressões 3D hoje atendem o ramo da saúde, automobilístico, industrial, entre diversos outros gigantes. Logo, mostram que de fato, a tecnologia que possibilita que produtos sejam feitos conforme a necessidade de quem o utiliza são cada vez mais bem aceitos.

 

O futuro das impressões e impressoras 3D em 2023

Até o momento, sabe-se que as principais tendências do setor giram em torno da evolução das impressoras 3D. Isso porque elas tendem a produzir itens cada vez mais específicos e ricos em detalhes.

Quanto às produções sob medida, podemos esperar que nos próximos anos, além de mais simples, os itens fabricados a partir de impressão 3D sejam produzidos mais rapidamente. Outra tendência é a redução significativa nos custos, o que tende a popularizar o acesso aos produtos, bem como abrir um leque de possibilidades para investidores ou o grande público.

 

Ponte feita com impressão 3D

Em Amsterdã, uma ponte de pedestres de aço inoxidável foi feita totalmente graças a impressão 3D. Com 12 metros de comprimento e 6 metros de largura, a cidade se tornou a primeira do mundo com uma ponte desse tipo. Será que em 2023 veremos mais projetos assim? É o que os especialistas preveem. 

 

Diversidade de material

A Stratasys lidera a mudança global em direção à manufatura aditiva com soluções inovadoras de impressão 3D para vários setores, incluindo aeroespacial, automotivo e saúde. As soluções oferecem vantagens competitivas em todos os elos da cadeia de valor do produto.  Sendo assim, as principais organizações do mundo recorrem à Stratasys para inovar no design de produtos, bem como simplificar a produção e as cadeias de suprimentos.

Atualmente a Stratasys conta com 16 novos materiais de fabricação em três diferentes tecnologias de impressão 3D. É a primeira vez que são incluídos materiais  terceiros para impressoras 3D FDM. São eles:

 

  • Polímeros de alto desempenho: Arkema/Kimya PEKK-SC, polímero termoplástico PEKK semicristalino baseado em Kepstan da Arkema; e Victrex AM 200, um filamento termoplástico semicristalino LMPAEK compatível com suporte solúvel;
  • Polímeros reforçados e especiais: Covestro PA6/66 GF20 FR, material composto de fibra de vidro resistente a chamas;
  • Polímeros de engenharia: Kimya PC FR, material de policarbonato resistente a chamas;
  • Polímero de grau padrão: poliestireno de alto impacto HIPS.

 

A TechCD é revendedora oficial da Stratasys no Brasil. Caso tenha interesse na mais alta tecnologia da impressão 3D, não hesite em nos contactar. 

 

Órgãos impressos em 3D

No momento já é possível imprimir mini órgãos, que são usados em laboratório. O objetivo, por enquanto, é estudar o efeito de determinados medicamentos. A bexiga é o único órgão humano que já foi impresso em 3D e transplantado. Para isso, um pedaço da bexiga do paciente original foi posteriormente cultivado e usado para impressão 3D.

Em 2022, um grupo de cientistas da Universidade de Harvard, imprimiu uma parte funcional de um coração humano em 3D. A parte do coração impressa foi um microfilamento com capacidade de contração. Na parte do órgão feita com auxílio da impressora, foi possível imitar o comportamento dos componentes biológicos presentes no órgão natural.

 

Conte com a TechCD para realizar impressões 3D de qualidade

Um novo ano chega, mas nosso compromisso segue o mesmo! Para realizar impressões 3D modernas, fabricadas a partir de impressoras 3D que acompanham todas as tendências do setor, entre em contato conosco. Líderes no setor, esperamos continuar caminhando contigo no próximo ano. Que o futuro seja moderno e próspero para todos nós!

Veja mais notícias

Itens indispensáveis para a impressão com Epson Colorworks

Você sabia que existem itens indispensáveis que auxiliam na garantia de uma impressão impecável...

Leia mais

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais