A rotulagem de alimentos é assunto que rende muitas dúvidas. Portanto, vamos começar pelo essencial. A produção e comercialização de alimentos no Brasil é feita conforme a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ela exige que para se comercializar comida, os responsáveis pela produção respeitem e sigam todas as instruções normativas.
Entre todas as etapas para a manipulação de comestíveis, a rotulagem de alimentos também deve ser respeitada para que seja padrão em todos os produtos. Afinal, a otimização é necessária para que as informações dos rótulos tenham as tabelas nutricionais completas, mas não somente isso. Informações de todos os ingredientes, matérias-primas e os benefícios de ingerir tal alimento também devem estar presentes.
No entanto, sabemos que ainda existem algumas dúvidas sobre a rotulagem de alimentos. Por isso, separamos alguns pontos importantes que você precisa saber para ficar por dentro deste assunto. Confira!
Realizar a tabela nutricional é um dos pontos principais para se colocar no rótulo atrás. Estas informações são obrigatórias, pois por lei todos precisam saber o que está sendo ingerido. Logo, dá para encontrar explicações a respeito de taxas nutricionais, carboidratos, valores energéticos, gorduras em geral, proteínas e muito mais.
É possível criar etiquetas personalizadas para deixar o seu produto ainda mais diferenciado, porém ela precisa seguir todas as regras legais de se produzir um rótulo de alimentos. Assim, estará passando segurança para os consumidores e também revendedores de comércios locais.
Como já citado anteriormente, a ANVISA que decide como todas as etiquetas de produtos alimentícios devem ser feitas. Os rótulos e etiquetas personalizadas podem garantir um diferencial, mas nunca nada fora do real padrão.
Ambos precisam conter a identificação da origem, a lista completa dos ingredientes, os alergênicos, lote da mercadoria, conteúdo líquido, instruções de preparo, tabela nutricional e claro, a validade. Por isso, a impressora de rótulos precisa ser qualificada para que não ocorra falhas ou até mesmo erros na hora em que estiver processando.
Desse modo, podemos citar as colorworks da Epson que são de extrema qualidade, principalmente para rotulagem de alimentos. Porque além de respeitar todas as regras da ANVISA, é imprescindível atuar com materiais qualificados para uso, assim todo o processo para rotular fica mais fácil e garantido!
Com as impressoras de etiquetas Epson ColorWorks, as cores realmente se destacam. Sendo assim, aumentam a produtividade enquanto reduzem o custo do uso de etiquetas pré-impressas, oferecendo uma impressão a jato de tintas coloridas duráveis e de secagem rápida. Assim, você tem mais chances de conquistar clientes.
Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre a colorworks da Epson. Nós garantimos que ela vai fazer a diferença na sua rotina profissional.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais