O filamento PETG é popular devido às suas muitas vantagens. Ele é preferencialmente usado para impressão 3D na qual o produto final deve ser flexível, resistente a tensões externas e altas temperaturas.
O PETG é um material basicamente igual ao plástico PET usado em garrafas PET. A diferença é que o PETG também contém glicol, o que elimina as propriedades frágeis que vêm com o PET. Portanto, evita que o material se cristalize e se quebre. Isso o torna a escolha perfeita para uma ampla variedade de usos.
Tem sido um dos filamentos mais utilizados devido à facilidade de extrusão e estabilidade térmica, apresentando boa resistência química e mecânica. Por sua dureza, resistência e facilidade de impressão, é considerado um bom substituto do ABS. Além disso, é reciclável.
PETG é um material confiável e acessível com muito a oferecer para diversos profissionais. Confira os detalhes sobre esse versátil filamento, incluindo vantagens e como obter os melhores resultados para impressão 3D.
O PETG é conhecido por ser um material excepcionalmente forte e isso o torna ideal para objetos que serão submetidos a tensões mecânicas. É resistente, flexível e oferece o mesmo nível de funcionalidade do ABS, mas também tem o mesmo nível de confiabilidade do PLA. Como resultado, a impressão 3D com PETG é relativamente fácil. Além disso, esse filamento é inodoro e esta é uma das características que o torna ideal para o uso doméstico.
A impressão 3D com PETG tem um baixo nível de retração, garantindo que medidas originais permaneçam iguais. O filamento também apresenta um baixo nível de deterioração no que diz respeito à absorção. Sendo assim, o PETG não absorve água e isso garante que ele permaneça forte. Ademais, o material é extremamente resistente a agentes químicos, e por isso é perfeito para uso na área médica.
Como dito anteriormente, o material pode ser reciclado, tornando o PETG uma ótima escolha para o meio ambiente.
O uso mais óbvio da impressão 3D com filamento PETG é para ambientes onde a resistência química, mecânica e ao calor é necessária. Sendo assim, os maquinistas e engenheiros de manufatura podem usar o filamento para criar peças personalizadas duráveis como ferramentas e auxiliares de fabricação ou componentes de teste.
Além disso, como o PETG continua sendo um polímero durável e de alto desempenho, engenheiros e mecânicos podem criar peças de uso final verdadeiras, incluindo encaixes de pressão e dobradiças, proteções ou peças personalizadas de máquinas.
O PETG costuma-se imprimir a 235-255º, um pouco mais quente do que o PLA.
É altamente recomendável usar uma mesa quente para poder imprimir tal filamento. A temperatura ideal da superfície está entre 60 e 90 graus, um pouco mais alta que a do PLA, mas sem atingir a do ABS.
O PETG pode ser impresso em impressoras abertas, sem a necessidade de uma câmara fechada.
Para melhorar a qualidade das peças, recomenda-se usar um ventilador de camada ao imprimir com esse filamento.
O PETG tem uma contração térmica reduzida, pelo que não é propenso ao warping. Sobre esse assunto você pode conferir o nosso texto “Aprenda como evitar warping na sua impressão 3D“.
Confira os disponíveis aqui na TechCD. São diversas cores para você tirar o seu projeto do computador e garantir todos os benefícios que listamos acima. Entre na nossa loja virtual e faça agora o seu pedido.
29/04/2022
06/12/2019
A conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia maisAs etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia mais