A fibra de carbono tem sido um material que vem crescendo em termos de popularidade na impressão 3D. A saber, existem duas formas de usá-la: adicionando a fibra ao filamento e a impressão direta dela na peça. No primeiro caso, quando combinadas com outros materiais, formam o chamado material composto. Já são vários os tipos de filamentos com fibra de carbono em sua composição, incluindo PLA, PETG, Nylon, ABS e policarbonato.
Com o bico certo e uma cama aquecida, qualquer impressora 3D FDM ou FFF pode imprimir em fibra de carbono. As configurações como temperatura de impressão e velocidade serão muito semelhantes às configurações normais usadas para o material de base ao qual as fibras foram adicionadas.
As vantagens ficam por conta das fibras, que são extremamente fortes, fazendo com que o filamento ganhe resistência e rigidez, bem como leveza e estabilidade dimensional.
Os objetos impressos em fibra de carbono são 20 vezes mais duros e 5 vezes mais resistentes que o plástico ABS, por exemplo. Em alguns casos, as impressões reforçadas com fibras de carbono podem até substituir peças que são tradicionalmente feitas de metal. Por essas características, a fibra de carbono torna as peças incrivelmente fortes ao toque, perfeitas para aplicações aeroespaciais, automotivas, robóticas e esportivas.
No entanto, algumas desvantagens são observadas. Entre elas, maior escorrimento durante a impressão, aumento da fragilidade do filamento e maior tendência de entupimento. Por isso, os especialistas recomendam o uso de um bico de aço endurecido. Além disso, acima de um certo limite de fibras, a parte impressa em 3D perderá qualidade no acabamento superficial.
A Stratasys foi uma das primeiras fabricantes a oferecer um composto de fibra de carbono para manufatura aditiva. A edição de Fibra de Carbono Fortus 380mc imprime com FDM Nylon 12 e ASA, utilizados na fabricação de carros de corrida, entre outras aplicações, e que traz diversas vantagens, inclusive ambientais.
“Querem uma solução acessível, mas em um sistema confiável e de qualidade industrial. Então estamos oferecendo um sistema mais acessível, com base na nossa plataforma Fortus 380mc. Isso é possível pelo fato de o modelo CFE 380mc ser dedicado a apenas dois materiais, sendo um deles o Nylon 12CF. Assim, podemos oferecer esse sistema por um preço menor em comparação a qualquer uma de nossas impressoras industriais”.
Ficou interessado na fibra de carbono para a sua impressão 3D? Fale conosco e tire todas as suas dúvidas.
Até a próxima!
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais