A tecnologia da impressora 3D não é nova. Na verdade, a nível industrial, tem sido usada para construir protótipos e modelos por mais de trinta anos. A novidade é sua popularização. Até agora os modelos eram muito caros e seu desempenho só podia ser usado por empresas com necessidades muito específicas. Contudo, a possibilidade de comercialização em massa desses dispositivos tem despertado o interesse em aprimorá-los e investir em avanços.
Confira abaixo 5 curiosidades sobre impressão 3D das quais você talvez não tenha ouvido falar.
Tim Berners Lee inventou a World Wide Web em 1989 como um meio de compartilhar e interligar informações no espaço digital. Mas não muitos sabem que a base para as impressoras 3D modernas foi lançada pela primeira vez por Chuck Hull da 3D Systems em 1986, anos antes de Berners Lee ter sua ideia revolucionária.
Foi Chuck Hull quem primeiro demonstrou com sucesso um sistema de prototipagem rápida funcional e que criou objetos físicos em 3 dimensões com base em design digital. Ele chamou sua máquina de Aparelho de Estereolitografia, a primeira máquina a empregar a tecnologia SLA, um lugar comum em impressoras 3D hoje.
Você leu certo, qualquer coisa. De bonecos a casas inteiras. Como uma tecnologia de fabricação avançada, a impressão 3D é limitada apenas pela sua imaginação. De fato, qualquer coisa que possa ser criada no espaço digital com o auxílio da mente humana, pode ser traduzida para a realidade. Desde que a impressora 3D seja potente o suficiente para dar conta do projeto.
Muitos filmes agora têm partes impressas em 3D, a indústria cinematográfica está obviamente aproveitando ao máximo todas as vantagens da manufatura aditiva! Pode ser usado para trabalhar nos designs de monstros ou criaturas ou para fabricar diretamente adereços. Você pode não saber, mas o traje do Homem de Ferro é impresso em 3D. Stormtroopers em filmes de Guerra nas Estrelas também têm algumas peças impressas em 3D.
São inúmeras as técnicas de impressão 3D atualmente disponíveis na indústria. E também os materiais disponíveis. Plástico, metal e resina, por exemplo, estão oferecendo grandes oportunidades. Os pesquisadores estão desenvolvendo novos materiais, para que esta tecnologia possa atender a todas as necessidades possíveis. Madeira impressa em 3D, cerâmica ou carne impressa em 3D são algumas das possibilidades que já estão em desenvolvimento.
A impressão 4D também existe e consiste, simplesmente, numa variação do 3D, mas utilizando materiais especiais que se adaptam ao espaço com o qual interagem. Este tipo de impressão ainda tem que continuar a ser melhorado, mas poderia ser aplicado em áreas comuns ao seu antecessor, embora seu grande potencial estivesse no campo da saúde e construção.
A TechCD atua há mais de 20 anos no mercado de tecnologia. Temos à disposição um bureau de impressão, onde você pode utilizar as melhores impressoras 3D para dar vida aos seus projetos. Procurando impressoras 3D para oferecer modernidade e praticidade no seu segmento? Entre em contato e faça um orçamento. Trabalhamos com marcas renomadas no mercado como Kodak e Stratasys. Estamos te esperando!
29/04/2022
06/12/2019
A conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia maisAs etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia mais