Notícias

Voltar para Notícias

Três perguntas para se fazer antes de ter uma impressora 3D

O interesse geral em ter uma impressora 3D está crescendo rapidamente, assim como a variedade de modelos disponíveis tanto para empresas quanto para uso doméstico. 

 

As impressoras 3D foram originalmente criadas para uso na indústria a fim de construir protótipos de forma mais rápida e com menos custos. Porém, à medida que a popularidade aumentou, impressoras 3D baratas começaram a surgir no mercado para a impressão de brinquedos e acessórios da nossa rotina, por exemplo. 

 

Mas uma coisa é fato: as possibilidades são diversas. E, portanto, ter uma impressora 3D certamente não é um desperdício de dinheiro, e sim um ótimo investimento. Porém é preciso se perguntar algumas coisas antes de tomar essa decisão. Afinal, existem, sim, muitas impressoras 3D no mercado hoje, mas com especificações diferentes, que por sua vez atendem a requisitos diferentes.

 

Antes de comprar, saiba responder essas perguntas

 

“Quanto estou disposto a gastar?”

Se você deseja comprar uma impressora 3D, esse é o primeiro ponto que você deve analisar. Pense em quanto é o seu orçamento. A faixa de preço é muito ampla neste campo, mas existem vários modelos de baixo custo que realmente podem suprir as suas necessidades.

 

“O que eu desejo imprimir?”

A escolha da impressora 3D depende muito do que você deseja imprimir com ela. Por exemplo, se você deseja produzir peças para seu carro, ou se precisa de modelos resistentes a altas temperaturas, a escolha deve ser adequada para isso. Nesse sentido, não basta considerar as especificações técnicas, mas também as dimensões das peças a serem impressas e as características dos materiais que necessita. 

 

Existem atualmente muitos fabricantes de diferentes níveis, com tecnologias distintas, qualidades de impressão e custos também que variam muito. Cada modelo, marca e tecnologia de impressoras 3D possui diferentes vantagens e desvantagens. Uma análise mais detalhada da aplicação envolvida é muito importante no fator de escolha. A Techcd pode auxiliar com a sua experiência neste mercado para que o cliente consiga tomar a melhor decisão.

 

“Tenho familiaridade com software 3D?”

Para usar a impressora, você precisa de um software de modelagem 3D para ajudá-lo a projetar a peça. Você é livre para escolher o que julgar melhor. O crucial é a capacidade do programa de salvar o arquivo em stl ou outro formato compatível, que são abertos pelo software de fatiamento da impressora. Nesta etapa, você especifica as características da peça a ser impressa (espessura da camada / velocidade de impressão, por exemplo). O objetivo do software de fatiamento é criar um arquivo que a impressora 3D consiga ler. Portanto, o ideal é que você também saiba como mexer com esses programas, ou pelo menos faça um curso específico para isso antes de efetuar a compra. Uma alternativa para esta situação caso você não possua expertise ou Softwares específicos de criação é utilizar o nosso serviço de criação e modelagem 3D. Podemos ajudá-lo em relação ao seu projeto caso necessite.

Veja mais notícias

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais

Tendências tecnológicas para a indústria em 2024

Conhecimento é essencial para quem deseja impressionar e agarrar todas as oportunidades este ano....

Leia mais