Os ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente em 2022. Segundo pesquisa da fornecedora de soluções de cibersegurança Check Point Software, o Brasil registrou alta de 37% no número de ciberataques, em relação ao mesmo período do ano anterior. Infelizmente, a previsão é que esses números continuem altos também em 2023. Isso indica que as medidas de cibersegurança devem seguir um rumo mais focado no futuro para tentar se manter à frente dos ataques.
É por isso que deixamos você com os detalhes das tendências previstas para 2023. Dessa forma, você consegue orientar com sucesso as estratégias de sua empresa.
Uma em cada 40 empresas foi afetada por ransomware em julho de 2022, em média, no mundo. Isso representa um aumento de 59% em relação ao ano anterior, e a tendência é que continue assim. Tanto as pequenas quanto as grandes empresas relataram ataques desse tipo, com um aumento alarmante de 182% em relação ao mesmo período do ano passado.
O setor de educação/pesquisa é o mais atacado globalmente. Portanto, no próximo ano é necessário tomar precauções extremas para evitar o impacto deste tipo de ataque. Para mitigar seus efeitos, é importante fazer cópias de segurança dos dados, manter os sistemas atualizados e treinar os funcionários em segurança cibernética.
Em 2023, haverá um aumento na atividade coordenada dos ambientes cibernético e físico contra a infraestrutura crítica em vários países.
No setor privado, a segurança física dos usuários contra ataques coordenados será uma preocupação fundamental. O desenvolvimento de novos aplicativos e o uso massivo de smartphones, tablets e até relógios inteligentes provocam um aumento de incidentes relacionados a dispositivos móveis. Isso porque eles tendem a ter menos controles de segurança e são alvo de aplicativos móveis maliciosos. Portanto, é um ponto que sempre necessita de atenção especial.
A análise de dados se tornará um elemento-chave na expansão da Inteligência Artificial para os negócios. Sendo assim, avanços serão feitos na implantação de soluções de IA “responsáveis”, como aquelas que abordam confiança, risco, ética, segurança e transparência das organizações.
Por outro lado, o papel dos profissionais crescerá para responder a necessidades críticas para o sucesso do negócio, como a implantação de modelos e o escalonamento da IA para toda a empresa, ou a redução do tempo para transformar os dados em insights e valor.
As medidas preventivas continuarão evoluindo para fortalecer a forma de manter redes, softwares e dispositivos seguros desde o início de seu desenvolvimento. Em relação à necessidade de proteger a cadeia de suprimentos, destacam-se medidas para identificar riscos em componentes de software durante o desenvolvimento devido a recursos e dependências vulneráveis. Haverá também uma maior aceitação de mecanismos de autenticação multifator para melhorar a segurança no acesso ao sistema.
Todas as empresas devem estar atentas às mudanças exigidas pelo mercado e seus clientes, adaptando suas respostas e serviços para manter usuários e consumidores satisfeitos.
Para isso, devem ter estabelecido um caminho de melhorias que permita oferecer qualidade e segurança. E estar atento às tendências de cibersegurança esperadas para este 2023 é uma das ações a seguir para tomar medidas antes de possíveis eventos.
Na TechCD, estamos sempre um passo à frente das novas soluções tecnológicas. Consulte nossos especialistas e mantenha-se atualizado com as tendências de cibersegurança exigidas em sua empresa.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais