Embora os serviços de impressão 3D já existam há décadas, eles aumentaram em popularidade e uso somente nos últimos anos. Isso porque é uma tecnologia simples, que pode ser usada em diversas áreas. Antigamente, a impressão, bem como os materiais utilizados, apresentavam altos custos. Porém, hoje em dia, com melhorias e variações nas tecnologias das máquinas, os custos diminuíram, tornando a impressão 3D mais acessível e econômica.
Segundo estudo feito em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, 41% das organizações mundiais pretendem investir nessa tecnologia até 2022. No Brasil esse percentual é ainda maior, alcançando 49%.
As impressoras 3D afetam muitos setores e os campos de aplicação são diversos. Aqui estão as aplicações mais recentes do que pode ser feito utilizando essas máquinas.
Devido ao fato de permitir alta flexibilidade, quantidade ilimitada e economia de custos, a impressão 3D é amplamente utilizada na área médica. Esses três fatores podem atender às necessidades de tratamento médico individualizado e preciso, especialmente na odontologia. As impressoras podem, de fato, construir próteses personalizadas, bem como réplicas de ossos. E a tecnologia está tão avançada que já se fala até mesmo em impressão de tecido humano.
A indústria automotiva foi um dos primeiros campos onde os serviços de impressão 3D foram aplicados. Hoje concentra-se principalmente no modelo experimental e na fabricação de protótipos funcionais no processo de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, um dos maiores benefícios é a redução de peso por meio da otimização da geometria das peças. Em um futuro próximo, estima-se que a redução de emissões de carros chegará a milhões de toneladas. Mas engana-se quem pensa que a impressão 3D está restrita ao setor automobilístico. Ela está presente também nas indústrias aeroespaciais e aviação. A NASA investiu US$ 73 milhões para imprimir placas solares no espaço e pretende colocar o projeto Archinaut One em órbita dentro de três anos.
As tecnologias de impressão 3D usadas em escala de construção incluem extrusão (concreto/cimento, cera, espuma e polímeros), ligação em pó (ligação de polímero, ligação reativa, sinterização) e soldagem aditiva. Tem uma ampla gama de aplicações nos setores privado, comercial, industrial e público. As vantagens incluem permitir mais complexidade e precisão, construção mais rápida, menores custos de mão-de-obra, maior integração funcional e menos desperdício.
O primeiro edifício residencial totalmente construído utilizando impressão 3D foi feito em Yaroslavl, na Rússia, em 2017. 600 elementos das paredes foram impressos em uma loja e montados no local, seguidos pela conclusão da estrutura do telhado e decoração de interiores para uma área total de 298,5 m2. O projeto representa a primeira vez que todo o ciclo tecnológico passou nos requisitos de construção, desde o projeto, permissã e, registro até a conexão de todos os sistemas de engenharia. O prédio não foi construído apenas para apresentação. Atualmente uma família vive nele.
A impressão 3D é usada para produzir modelos de escala arquitetônicos, permitindo uma recuperação mais rápida do modelo em escala. Isso aumenta a velocidade e a complexidade geral dos objetos produzidos.
Essas são apenas algumas das aplicações da tecnologia de impressão 3D. É possível observar que ela também está sendo utilizada na moda, artes, joias, alimentação, educação, entre outros. Dessa forma, vem se tornando um modelo importante para a produção industrial e uma tecnologia importante para liderar a era da fabricação inteligente.
Ficou curioso e quer saber mais sobre tudo que a impressão 3D pode te oferecer? Entre em contato com a gente e fique por dentro de soluções criativas e inovadoras.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais