Notícias

Voltar para Notícias

Qual a abrangência dos serviços de impressão 3D?

Embora os serviços de impressão 3D já existam há décadas, eles aumentaram em popularidade e uso somente nos últimos anos. Isso porque é uma tecnologia simples, que pode ser usada em diversas áreas. Antigamente, a impressão, bem como os materiais utilizados, apresentavam altos custos. Porém, hoje em dia, com melhorias e variações nas tecnologias das máquinas, os custos diminuíram, tornando a impressão 3D mais acessível e econômica.

Segundo estudo feito em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, 41% das organizações mundiais pretendem investir nessa tecnologia até 2022. No Brasil esse percentual é ainda maior, alcançando 49%. 

As impressoras 3D afetam muitos setores e os campos de aplicação são diversos. Aqui estão as aplicações mais recentes do que pode ser feito utilizando essas máquinas.  

Em quais áreas os serviços de impressão 3D têm sido mais relevantes 

Medicina

Devido ao fato de permitir alta flexibilidade, quantidade ilimitada e economia de custos, a impressão 3D é amplamente utilizada na área médica. Esses três fatores podem atender às necessidades de tratamento médico individualizado e preciso, especialmente na odontologia. As impressoras podem, de fato, construir próteses personalizadas, bem como réplicas de ossos. E a tecnologia está tão avançada que já se fala até mesmo em impressão de tecido humano. 

Transporte

A indústria automotiva foi um dos primeiros campos onde os serviços de impressão 3D foram aplicados. Hoje concentra-se principalmente no modelo experimental e na fabricação de protótipos funcionais no processo de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, um dos maiores benefícios é a redução de peso por meio da otimização da geometria das peças. Em um futuro próximo, estima-se que a redução de emissões de carros chegará a milhões de toneladas. Mas engana-se quem pensa que a impressão 3D está restrita ao setor automobilístico. Ela está presente também nas indústrias aeroespaciais e aviação. A NASA investiu US$ 73 milhões para imprimir placas solares no espaço e pretende colocar o projeto Archinaut One em órbita dentro de três anos.

Construção

As tecnologias de impressão 3D usadas em escala de construção incluem extrusão (concreto/cimento, cera, espuma e polímeros), ligação em pó (ligação de polímero, ligação reativa, sinterização) e soldagem aditiva. Tem uma ampla gama de aplicações nos setores privado, comercial, industrial e público. As vantagens incluem permitir mais complexidade e precisão, construção mais rápida, menores custos de mão-de-obra, maior integração funcional e menos desperdício.

O primeiro edifício residencial totalmente construído utilizando impressão 3D foi feito em Yaroslavl, na Rússia, em 2017. 600 elementos das paredes foram impressos em uma loja e montados no local, seguidos pela conclusão da estrutura do telhado e decoração de interiores para uma área total de 298,5 m2. O projeto representa a primeira vez que todo o ciclo tecnológico passou nos requisitos de construção, desde o projeto, permissã e, registro até a conexão de todos os sistemas de engenharia. O prédio não foi construído apenas para apresentação. Atualmente uma família vive nele.

A impressão 3D é usada para produzir modelos de escala arquitetônicos, permitindo uma recuperação mais rápida do modelo em escala. Isso aumenta a velocidade e a complexidade geral dos objetos produzidos.

Essas são apenas algumas das aplicações da tecnologia de impressão 3D. É possível observar que ela também está sendo utilizada na moda, artes, joias, alimentação, educação, entre outros. Dessa forma, vem se tornando um modelo importante para a produção industrial e uma tecnologia importante para liderar a era da fabricação inteligente. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre tudo que a impressão 3D pode te oferecer? Entre em contato com a gente e fique por dentro de soluções criativas e inovadoras.

Veja mais notícias

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais

Tendências tecnológicas para a indústria em 2024

Conhecimento é essencial para quem deseja impressionar e agarrar todas as oportunidades este ano....

Leia mais