O sequestro dos dados se tornou uma das maiores ameaças com as quais uma empresa tem de lidar. Em agosto de 2021, o e-commerce das Lojas Renner saiu do ar e assim permaneceu por dois dias. O ataque cibernético aconteceu através de um ransomware, software usado por crackers para sequestrar dados de uma empresa ou pessoa e extorqui-la. Este ano, os sites da Americanas, do Shoptime e do Submarino, três empresas do grupo Americanas, também ficaram fora do ar devido ao mesmo ataque.
O ransomware pode entrar em um dispositivo de várias maneiras: quando as pessoas visitam sites infectados, navegam em conexões de rede inseguras ou por meio de links distribuídos por e-mail. É fácil reconhecer quando você está sob um ataque dessa natureza, uma vez que não se consegue acessar determinadas informações ou muitas vezes o dispositivo inteiro.
A empresa de software de segurança Kaspersky ressalta que, mesmo que paguem o resgate, não há garantia de que eles poderão acessar totalmente seus sistemas novamente. Nesse sentido, ele acrescenta que os fraudadores pedem diferentes formas de pagamento que podem variar de criptomoedas a transferências bancárias online.
Os princípios básicos para proteção de dados em uma empresa servem tanto para as pequenas quanto para as de médio e grande porte.
Parece óbvio, mas o investimento feito em segurança é uma das melhores coisas a se fazer. O recomendável é ter uma infraestrutura com garantias de privacidade e conformidade regulatória para armazenar os dados de negócios.
Manter softwares de terceiros atualizados é essencial para evitar que um erro antigo no código seja a porta de entrada para sua empresa. A cada atualização, você pode ter não apenas novos recursos, mas também melhorias de segurança que ajudarão a proteger os dados.
A criptografia e o gerenciamento correto das chaves de acesso também são essenciais na proteção de dados para as empresas. Dessa forma, caso haja uma invasão,, pelo menos é difícil conhecer o conteúdo.
Finalmente, ter backups contínuos de todas as informações de negócios é sempre um salva-vidas. No caso de um ataque que inclua criptografia de dados, é possível limpar as unidades, remover o ransomware e começar do zero.
Existem serviços que podem ajudá-lo a monitorar a rede, os servidores e os demais equipamentos procurando vulnerabilidades. Dessa forma, realizando-se atualizações regulares do sistema operacional, as coisas se tornam muito mais difíceis para os criminosos.
Aqui na TechCD você encontra soluções para backup, archiving e biometria que, certamente, vão elevar o nível de segurança da sua empresa. Converse conosco e saiba todos os detalhes. Estamos aguardando o seu contato!
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais