Notícias

Voltar para Notícias

Como escolher resina para impressão 3D?

Você certamente já deve ter visto algum objeto que foi feito utilizando resina para impressão 3D. A tecnologia nesses casos é uma das mais populares: a estereolitografia (SLA). Ao contrário das impressoras FDM, que utilizam filamentos, o insumo são as resinas, em um processo baseado no princípio da fotopolimerização. Nesse sentido, permite a criação de protótipos de alta qualidade, ricos em detalhes por vezes bastante complexos. Contudo, não é segredo que a qualidade da impressão 3D depende muito do equipamento, materiais e software de fatiamento. Além disso, a impressão pode ser mais difícil, especialmente para quem não tem experiência com todo o processo.

 

A resina certa para impressoras 3D

Para escolher corretamente a resina para a impressão, você deve conhecer a impressora para saber que tipo de resina ela suporta. Também é necessário levar em conta qual é o comprimento de onda UV na impressora que temos. Normalmente, esse valor padrão é de 405 nm (nanômetros), mas verifique sempre antes de efetuar a compra.

 

Imprimindo com resina

Como já explicamos, a matéria-prima utilizada para o SLA é a resina líquida. Portanto, emite-se um feixe de luz concentrado em locais específicos da cuba de resina. Essa etapa desencadeia um rápido processo de polimerização, que transforma a resina líquida em plástico sólido.

 

A impressão em resina continua a ser uma alternativa muito viável à impressão em filamento, especialmente para aplicações profissionais. É mais rápida, pode recriar detalhes menores e produz impressões de melhor qualidade do que o FDM. Também não é tão propensa a erros de acabamento embora possa ser necessário algum pós-processamento.

 

Se você está pensando em adquirir uma impressora 3D desse tipo, deve ter clareza sobre o uso a que ela será destinada. A saber, as faixas de preço são muito amplas e para acertar você deve observar alguns critérios básicos. Alguns deles são  frequência de uso, a quantidade, o nível de qualidade que você necessita nos projetos e orçamento disponível. Sendo assim, pense e avaliei tudo isso antes.

 

Encontre resina para impressão 3D aqui na TechCD

Na TechCD você encontra toda a linha de resinas Polyjet da Stratasys. Além delas trabalhamos também com todas as impressoras e demais materiais da marca. Para solicitar um orçamento, entre em contato conosco. Por fim, conheça a nossa loja virtual e adquira os melhores produtos com a garantia de uma assistência técnica de qualidade.

 

Até a próxima!

Veja mais notícias

Entenda mais sobre os 3 pilares da segurança da informação

Você já se perguntou o que aconteceria com sua empresa se perdesse todos os dados essenciais para...

Leia mais

Como funcionam as pilhas recarregáveis?

Na era dos dispositivos eletrônicos, as pilhas recarregáveis ​​são essenciais para quem...

Leia mais

O que é e quais os benefícios do formato DICOM?

Não há como negar que a era da digitalização com o formato DICOM trouxe e continua trazendo...

Leia mais