Desde que as impressoras 3D apareceram, as peças criadas por elas têm evoluído muito e se tornado cada vez mais versáteis. Atualmente já existem até mesmo máquinas mais em conta e que podem ser utilizadas por escolas ou pequenos negócios.
Porém essas máquinas ainda não tem toda a qualidade de impressoras muito caras e potentes. Mas isso não precisa significar impressões ruins. Existem alguns truques e dicas que podem te ajudar a melhorar a qualidade das suas peças em 3D. Alguns são óbvios, como a qualidade do arquivo STL a ser impresso. Se o arquivo estiver ruim ou sem qualidade, a impressão deixará a desejar. Outros, exigem um conhecimento que vai além do básico. Selecionamos três deles para você conferir a seguir.
Quando falamos sobre peças em 3D, a impressão precisa ser feita com muita precisão. Nesse sentido, o nivelamento da mesa, da máquina e do bico de impressão afetam, e muito, a qualidade final do item sendo impresso.
Utilizar um nível é o melhor jeito de garantir que está tudo nivelado e alinhado e que não há nada torto que possa afetar a qualidade da sua peça final. Apenas quando tiver certeza de que tudo está correto, faça a sua impressão.
Quando se faz a prototipagem na impressora 3D é muito importante que o projeto saia perfeito, para que possa ser testado. Muitas vezes a peça pode sair falha simplesmente por causa do bico, também chamado de extrusora, que pode estar entupido.
Ajustar o bico e mantê-lo sempre limpo é uma das suas melhores garantias de que a sua peça final vai sair bem feita. Lembre-se de retirar os filamentos após a utilização e guardar de forma apropriada para não danificar a extrusora.
Cada filamento oferece uma opção diferente. Existem aqueles mais resistentes e outros mais maleáveis. Portanto, a escolha vai depender muito da finalidade para qual o objeto sendo impresso vai ser usado.
Investir em bons filamentos e saber escolher o certo para cada peça 3D te ajuda a melhorar a qualidade final da impressão. Uma informação bem importante é que os materiais normalmente têm a tendência de absorver água, o que pode comprometer, e muito, a sua qualidade, e consequentemente, a da impressão e do projeto final.
Sendo assim, os filamentos de qualidade precisam vir bem embalados em plástico retrátil e com sacos de sílica. Não se esqueça de manter ele embalado corretamente após a utilização. E lembre-se de tomar bastante cuidado com a umidade. Este é o maior inimigo dos filamentos!
Se tiver dúvidas sobre filamentos, impressoras, ou precisar de uma impressão de algum material em 3D, não se preocupe, fale conosco aqui na TechCD.
Temos filamentos de alta qualidade à disposição, confira as opções e consulte os demais serviços disponíveis. Também podemos locar ou vender as máquinas da Stratasys, Kodak ou Makerbot, bem como realizar os serviços em nosso bureau de impressão 3D. Estamos te esperando!
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais