Se você tem interesse pelo mundo da impressão 3D, já percebeu que cada filamento oferece uma possibilidade diferente. E vem deste fato uma das maiores dúvidas relacionadas ao assunto: qual material utilizar na impressão? Quais são as propriedades de cada um deles e qual é o mais adequado para um projeto?
Confira a seguir as nossas dicas e evite, assim, problemas e dores de cabeça na impressão 3D.
A primeira coisa a fazer para encontrar o filamento correto é consultar o manual de instruções da impressora 3D. Assim, é possível verificar se o modelo dela é compatível com o filamento que será escolhido. Alguns fabricantes de impressoras possuem filamentos próprios, como é o caso da Kodak. Mas se você quer ter certeza de que está fazendo, quanto mais pesquisar, melhor.
Além disso, existem certas recomendações específicas. Para o ABS, por exemplo, a impressora deve ter uma mesa aquecida e uma câmara de impressão fechada. Já para o PLA, isso não é necessário.
Os filamentos para impressão 3D geralmente se caracterizam por serem higroscópicos, ou seja, absorvem umidade com grande facilidade. Um filamento de qualidade será embalado em plástico retrátil e conterá sacos de sílica. Lembre-se de manter a bobina nas condições certas, evitando umidade, após cada impressão.
Você será capaz de criar uma variedade de projetos diferentes e pode decidir usar diferentes tipos de filamento. Para não cometer erros, o ideal é comparar as vantagens de cada um deles de acordo com as suas necessidades. Se o que você quer é imprimir um objeto decorativo, o PLA é perfeito. Por sua vez, o ABS é ideal para itens que são frequentemente manuseados, descartados ou aquecidos, como uma capa de celular, brinquedos de alto desgaste, componentes para acabamento automotivo e componentes elétricos.
PET e PETG são indicados para peças que vão sofrer muita pressão e estresse constante, já que são extremamente duráveis e fortes. Aqui entram peças mecânicas, de impressoras e componentes de proteção.
O nylon possui uma vida útil bastante longa, ideal para a produção de peças como dobradiças, fivelas e ferramentas. Pode ser reforçado com fibra de carbono ou vidro.
TPU é resistência ao desgaste e ao impacto, sendo perfeito para peças que serão dobradas ou esticadas, como uma pulseira.
Vale ressaltar que você pode utilizar esses materiais em impressoras FDM,que utilizam a função aditiva, depositando o material em camadas, para dar forma à peça. Já a impressão 3D em SLA, ou estereolitografia, utiliza um feixe ultravioleta (UV) a laser que ao entrar em contato com a resina, a solidifica. Os materiais utilizados são polímeros fotossensíveis adquiridos na forma líquida.
Aqui você encontra diversos filamentos de variados materiais da Kodak. Possuem baixo teor de umidade alta taxa de fluidez, diâmetro preciso e são totalmente compatíveis com outras impressoras 3D. Fale conosco, tire suas dúvidas e faça agora o seu pedido.
29/04/2022
06/12/2019
As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia maisA indústria de alimentos e bebidas é altamente competitiva, exigindo inovação constante para se...
Leia mais