As impressoras 3D vêm, a cada dia, demonstrando sua incrível capacidade de revolucionar a indústria em diversas áreas. E isso, sem dúvidas, envolve o processo de prototipagem para o desenvolvimento de produtos. Até porque eles precisam passar por diversas etapas de produção para que estejam aptos a saírem no mercado. Sendo assim, os protótipos têm um papel de extrema relevância na linha produtiva.
Os protótipos são usados há muito tempo para esta finalidade de preparar os produtos para o mercado. Antes, sua produção acontecia de forma manual. As peças eram, primeiramente, modeladas e, depois, enformadas para a fabricação do molde, usando materiais como gesso, barro e silicone. O processo era caro e levava muito tempo para a criação de um único objeto.
Isso mudou com o avanço da modelagem computacional, que possibilitou a produção de protótipos virtuais em menor tempo. Entretanto, para algumas etapas da produção, uma amostra física ainda se tornava necessária. Neste sentido, nos últimos tempos, as impressoras 3D entraram para o jogo para possibilitar um processo de prototipagem mais ágil e econômico, produzindo diversas peças em um curto período, por meio de um modelo virtual.
Além do fato da prototipagem 3D ter dispensado a necessidade do trabalho manual na criação de protótipos, permitindo conceituar ideias rapidamente a um custo relativamente baixo, ela oferece acesso a amplas possibilidades de design e técnicas. Abaixo, você confere de que modo as impressoras 3D contribuem para otimizar e expandir o processo de prototipagem.
A impressão 3D dá a você mais liberdade e flexibilidade de design do que várias outras técnicas de fabricação. Com um software de modelado 3D, fabrica-se um protótipo 3D, permitindo criar facilmente seus designs. Isso acontece independentemente de sua complexidade, até mesmo aquelas geometrias impossíveis para os métodos de fabricação tradicionais. As impressoras tridimensionais também possibilitam a criação de qualquer protótipo do zero enquanto ajusta seu modelo 3D em qualquer ponto do estágio de produção, sem a necessidade de desperdiçar uma peça por um erro que não pôde ser corrigido.
Como você precisa fazer várias alterações para obter o produto final desejado, não precisará criar um novo molde para cada iteração do seu projeto. Você pode editar seus designs da maneira que quiser para criar peças únicas e de qualidade. Além disso, a impressão 3D permite incluir vários materiais em um único objeto. Assim, você tem uma variedade de propriedades mecânicas, cores e texturas correspondentes.
Esta ampla gama de materiais de impressão 3D disponíveis hoje possibilita a criação de protótipos funcionais avançados, que podem ser implantados para testes de mercado econômicos para garantir que atendam aos seus requisitos e às necessidades de seus consumidores.
Você pode testar um protótipo de impressão 3D e modificar facilmente o arquivo CAD se descobrir alguma falha. Com ele em mãos, você poderá apresentá-lo para potenciais investidores e clientes para obter feedback sem arriscar grandes despesas iniciais de prototipagem. Assim, será possível realizar aperfeiçoamentos para o produto ter maior aceitação, o que lhe dará uma vantagem competitiva de mercado.
Como já dito, um dos pontos altos do processo de prototipagem por meio da impressão 3D é a economia de tempo. Mesmo que você precise modificar o design de seu projeto, poderá fazê-lo a qualquer momento, sem necessariamente afetar a velocidade de fabricação. Por dispensar a etapa de criação do molde, a espera pelo protótipo é significativamente menor, permitindo projetar sua peça rapidamente e testá-la em alguns dias – ou até menos.
Isso geralmente apresenta uma diferença expressiva para pequenas empresas que exigem pequenas tiragens de produção. Você pode acelerar o desenvolvimento de produtos e colocá-los no mercado em curtos prazos de entrega.
Pelo fato da preparação do arquivo 3D e da impressão serem realizadas em um período curto, consequentemente, é promovida uma economia de dinheiro. O processo de impressão 3D requer apenas uma ou duas máquinas com poucos operadores para criar um componente, e geralmente não há necessidade de ferramentas adicionais neste processo.
Como já abordamos, a prototipagem 3D evita o desperdício por não demandar a criação de novos moldes a cada alteração do projeto. Isso também faz com que ela seja relativamente mais barata que outros métodos de fabricação como a moldagem por injeção. A perda de material também é mínima pois trata-se de um processo de fabricação aditiva.
Se há algum erro de projeto com os moldes atuais (que são caros e demorados), perde-se este tempo e investimento, tornando-se despesas. A impressão 3D acelera este processo e os protótipos ajudam a correção de rota antes da produção do molde definitivo do produto.
Se você gostou deste artigo, não deixe de explorar outros conteúdos interessantes sobre impressão 3D aqui no blog da TechCD. Aproveite e dê uma olhadinha nas nossas soluções de impressoras 3D, conferindo as especificações de cada uma para entender de que modo podem auxiliar em seu negócio. Você também pode usar também o nosso bureau de impressão 3D para a produção de protótipos, peças, ferramentas, dispositivos e também moldes digitais para pequenas tiragens
Se preferir, entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.
29/04/2022
06/12/2019
A escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia maisA etiquetagem industrial é fundamental para assegurar a identificação precisa de produtos em...
Leia mais