Notícias

Voltar para Notícias

Impressão 3D: otimizando e expandindo o processo de prototipagem

As impressoras 3D vêm, a cada dia, demonstrando sua incrível capacidade de revolucionar a indústria em diversas áreas. E isso, sem dúvidas, envolve o processo de prototipagem para o desenvolvimento de produtos. Até porque eles precisam passar por diversas etapas de produção para que estejam aptos a saírem no mercado. Sendo assim, os protótipos têm um papel de extrema relevância na linha produtiva. 

 

Como as impressoras 3D revolucionaram a prototipagem

Os protótipos são usados há muito tempo para esta finalidade de preparar os produtos para o mercado. Antes, sua produção acontecia de forma manual. As peças eram, primeiramente, modeladas e, depois, enformadas para a fabricação do molde, usando materiais como gesso, barro e silicone. O processo era caro e levava muito tempo para a criação de um único objeto.

Isso mudou com o avanço da modelagem computacional, que possibilitou a produção de protótipos virtuais em menor tempo. Entretanto, para algumas etapas da produção, uma amostra física ainda se tornava necessária. Neste sentido, nos últimos tempos, as impressoras 3D entraram para o jogo para possibilitar um processo de prototipagem mais ágil e econômico, produzindo diversas peças em um curto período, por meio de um modelo virtual.

 

Otimizando o processo de prototipagem

Além do fato da  prototipagem 3D ter dispensado a necessidade do trabalho manual na criação de protótipos, permitindo conceituar ideias rapidamente a um custo relativamente baixo, ela oferece acesso a amplas possibilidades de design e técnicas. Abaixo, você confere de que modo as impressoras 3D contribuem para otimizar e expandir o processo de prototipagem. 

 

Flexibilidade de design

A impressão 3D dá a você mais liberdade e flexibilidade de design do que várias outras técnicas de fabricação. Com um software de modelado 3D, fabrica-se um protótipo 3D, permitindo criar facilmente seus designs. Isso acontece independentemente de sua complexidade, até mesmo aquelas geometrias impossíveis para os métodos de fabricação tradicionais. As impressoras tridimensionais também possibilitam a criação de qualquer protótipo do zero enquanto ajusta seu modelo 3D em qualquer ponto do estágio de produção, sem a necessidade de desperdiçar uma peça por um erro que não pôde ser corrigido.  

Como você precisa fazer várias alterações para obter o produto final desejado, não precisará criar um novo molde para cada iteração do seu projeto. Você pode editar seus designs da maneira que quiser para criar peças únicas e de qualidade. Além disso,  a impressão 3D permite incluir vários materiais em um único objeto. Assim, você tem uma variedade de propriedades mecânicas, cores e texturas correspondentes. 

 

Testes mais precisos e funcionais

Esta ampla gama de materiais de impressão 3D disponíveis hoje possibilita a criação de protótipos funcionais avançados, que podem ser implantados para testes de mercado econômicos para garantir que atendam aos seus requisitos e às necessidades de seus consumidores. 

Você pode testar um protótipo de impressão 3D e modificar facilmente o arquivo CAD se descobrir alguma falha. Com ele em mãos, você poderá apresentá-lo para potenciais investidores e clientes para obter feedback sem arriscar grandes despesas iniciais de prototipagem. Assim, será possível realizar aperfeiçoamentos para o produto ter maior aceitação, o que lhe dará uma vantagem competitiva de mercado.

 

Redução de tempo

Como já dito, um dos pontos altos do processo de prototipagem por meio da impressão 3D é a economia de tempo. Mesmo que você precise modificar o design de seu projeto, poderá fazê-lo  a qualquer momento, sem necessariamente afetar a velocidade de fabricação. Por dispensar a etapa de criação do molde, a espera pelo protótipo é significativamente menor, permitindo projetar sua peça rapidamente e testá-la em alguns dias – ou  até menos.

Isso geralmente apresenta uma diferença expressiva para pequenas empresas que exigem pequenas tiragens de produção. Você pode acelerar o desenvolvimento de produtos e colocá-los no mercado em curtos prazos de entrega. 

 

Redução de custos

Pelo fato da preparação do arquivo 3D e da impressão serem realizadas em um período curto, consequentemente, é promovida uma economia de dinheiro. O processo de impressão 3D requer apenas uma ou duas máquinas com poucos operadores para criar um componente, e geralmente não há necessidade de ferramentas adicionais neste processo.

Como já abordamos, a prototipagem 3D evita o desperdício por não demandar a criação de novos moldes a cada alteração do projeto. Isso também faz com que ela seja relativamente mais barata que outros métodos de fabricação como a moldagem por injeção. A perda de material também é mínima pois trata-se de um processo de fabricação aditiva.  

Se há algum erro de projeto com os moldes atuais (que são caros e demorados), perde-se este tempo e investimento, tornando-se despesas. A impressão 3D acelera este processo e os protótipos ajudam a correção de rota antes da produção do molde definitivo do produto.

 

Explore a impressão 3D e processo de prototipagem conosco

Se você gostou deste artigo, não deixe de explorar outros conteúdos interessantes sobre impressão 3D aqui no blog da TechCD. Aproveite e dê uma olhadinha nas nossas soluções de impressoras 3D, conferindo as especificações de cada uma para entender de que modo podem auxiliar em seu negócio. Você também pode usar também o nosso bureau de impressão 3D para a produção de protótipos, peças, ferramentas, dispositivos e também moldes digitais para pequenas tiragens 

Se preferir, entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Veja mais notícias

Conheça as melhores formas de aliar tecnologia e saúde

A união entre a tecnologia e saúde tem sido uma evolução para avanços significativos na...

Leia mais

Itens indispensáveis para a impressão com Epson Colorworks

Você sabia que existem itens indispensáveis que auxiliam na garantia de uma impressão impecável...

Leia mais

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais