Notícias

Voltar para Notícias

Entenda mais sobre os 3 pilares da segurança da informação

Você já se perguntou o que aconteceria com sua empresa se perdesse todos os dados essenciais para o funcionamento dela? Números de contato (fornecedores, distribuidores, clientes), e-mails, faturas, informações de estoque, relatórios financeiros…arrepiou só de pensar, certo?

Estar em dia com as novas tecnologias também significa estar de olho na proteção dessas e muitas outras informações. Isso porque a segurança dos dados é uma questão muito importante, principalmente diante do aumento de ameaças maliciosas. Grandes empresas têm sofrido, por exemplo, com vazamento de dados. Mercado Livre, McDonalds, Banco Pan foram as mais recentes. Mas, neste caso, é bom não nivelar a segurança da sua empresa por baixo.

A segurança de dados, também conhecida como segurança da informação, é um conjunto de medidas preventivas justamente para proteção. É hoje um fator fundamental para que as empresas realizem suas operações sem muitos riscos. E para tanto, são necessários 3 pilares.

Hora de entender os pilares da segurança da informação

Os pilares da segurança da informação se baseiam na necessidade que todos têm de obter informação, sua importância, integridade e disponibilidade, para tirar o máximo proveito dela com o mínimo de risco. Portanto, a segurança cibernética é uma prática que consiste em tecnologias, processos e controles projetados para proteger uma rede, sistemas e programas contra ataques cibernéticos. Dessa forma, é baseada em três nortes: pessoas, processos e tecnologia.

Conhecendo os pilares

Integridade

A integridade diz respeito à qualidade das informações estarem corretas e não terem sido modificadas, mantendo seus dados exatamente como foram gerados, sem manipulação ou alteração por terceiros. De fato, trabalhar com informações equivocadas pode ser tão prejudicial às atividades quanto perder as informações de fato. Além disso, caso a manipulação de informações ocorra de maneira sutil, pode causar uma bola de neve de erros cumulativos, gerando tomadas de decisões errôneas de forma sucessiva.  

Confidencialidade

Por confidencialidade entende-se a qualidade das informações para que não sejam divulgadas a pessoas ou sistemas não autorizados. É basicamente a propriedade pela qual essa informação só será acessível com a devida e verificada autorização.

Disponibilidade

O terceiro e último pilar da segurança da informação é a disponibilidade, e possivelmente é o termo que menos exige apreciações. Por disponível entendemos aquela informação que podemos acessar quando precisarmos por meio dos canais apropriados seguindo os processos corretos.

Quando o assunto for segurança da informação, conte conosco

Percebeu a importância da segurança da informação para a sua empresa? E para mantê-la protegida, aqui na TechCD você encontra diversos produtos que certamente serão de grande ajuda. Soluções para backup, archiving, biometria e muitos outros. Converse conosco, tire suas dúvidas e garanta um alto nível de comprometimento com a segurança de dados.

Veja mais notícias

Como funcionam as pilhas recarregáveis?

Na era dos dispositivos eletrônicos, as pilhas recarregáveis ​​são essenciais para quem...

Leia mais

Como escolher resina para impressão 3D?

Você certamente já deve ter visto algum objeto que foi feito utilizando resina para impressão...

Leia mais

O que é e quais os benefícios do formato DICOM?

Não há como negar que a era da digitalização com o formato DICOM trouxe e continua trazendo...

Leia mais