Você já se perguntou o que aconteceria com sua empresa se perdesse todos os dados essenciais para o funcionamento dela? Números de contato (fornecedores, distribuidores, clientes), e-mails, faturas, informações de estoque, relatórios financeiros…arrepiou só de pensar, certo?
Estar em dia com as novas tecnologias também significa estar de olho na proteção dessas e muitas outras informações. Isso porque a segurança dos dados é uma questão muito importante, principalmente diante do aumento de ameaças maliciosas. Grandes empresas têm sofrido, por exemplo, com vazamento de dados. Mercado Livre, McDonalds, Banco Pan foram as mais recentes. Mas, neste caso, é bom não nivelar a segurança da sua empresa por baixo.
A segurança de dados, também conhecida como segurança da informação, é um conjunto de medidas preventivas justamente para proteção. É hoje um fator fundamental para que as empresas realizem suas operações sem muitos riscos. E para tanto, são necessários 3 pilares.
Os pilares da segurança da informação se baseiam na necessidade que todos têm de obter informação, sua importância, integridade e disponibilidade, para tirar o máximo proveito dela com o mínimo de risco. Portanto, a segurança cibernética é uma prática que consiste em tecnologias, processos e controles projetados para proteger uma rede, sistemas e programas contra ataques cibernéticos. Dessa forma, é baseada em três nortes: pessoas, processos e tecnologia.
A integridade diz respeito à qualidade das informações estarem corretas e não terem sido modificadas, mantendo seus dados exatamente como foram gerados, sem manipulação ou alteração por terceiros. De fato, trabalhar com informações equivocadas pode ser tão prejudicial às atividades quanto perder as informações de fato. Além disso, caso a manipulação de informações ocorra de maneira sutil, pode causar uma bola de neve de erros cumulativos, gerando tomadas de decisões errôneas de forma sucessiva.
Por confidencialidade entende-se a qualidade das informações para que não sejam divulgadas a pessoas ou sistemas não autorizados. É basicamente a propriedade pela qual essa informação só será acessível com a devida e verificada autorização.
O terceiro e último pilar da segurança da informação é a disponibilidade, e possivelmente é o termo que menos exige apreciações. Por disponível entendemos aquela informação que podemos acessar quando precisarmos por meio dos canais apropriados seguindo os processos corretos.
Percebeu a importância da segurança da informação para a sua empresa? E para mantê-la protegida, aqui na TechCD você encontra diversos produtos que certamente serão de grande ajuda. Soluções para backup, archiving, biometria e muitos outros. Converse conosco, tire suas dúvidas e garanta um alto nível de comprometimento com a segurança de dados.
29/04/2022
06/12/2019
As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia maisA indústria de alimentos e bebidas é altamente competitiva, exigindo inovação constante para se...
Leia mais