Notícias

Voltar para Notícias

Como deixar peças 3D mais resistentes?

Às vezes as peças impressas em 3D, principalmente as destinadas à prototipagem, não são tão resistentes quanto poderiam ser. Aumentar a resistência das peças impressas em 3D também pode alterar seu uso, já que uma peça que antes não forte o suficiente para ser peça final agora pode ser usada como tal. Confira a seguir as dicas que a TechCD preparou para você.

 

Boas práticas para deixar a peça 3D mais resistente

Escolha do material

Uma das coisas mais óbvias a fazer é começar usando materiais que tenham propriedades robustas. Contudo, os de alto desempenho podem ser difíceis de imprimir em máquinas de baixo custo devido às altas temperaturas exigidas.

Entre os materiais resistentes comuns podemos citar o  ABS, PETG, ASA e Nylon. Isso porque eles podem ser utilizados em impressoras 3D fechadas. A maioria dos softwares de fatiamento possui configurações predefinidas para esses materiais e você também pode consultar as sugestões do fabricante.

Fibra de carbono

A Stratasys possui um material composto de impressão 3D reforçado com fibra de carbono, Nylon 12 Carbon Fiber , é composto de fibra cortada combinada com Nylon 12 para fornecer a resistência e a rigidez necessárias para fabricar ferramentas, peças de produção e protótipos rígidos. Sua resistência e rigidez o tornam o material perfeito para substituir metais, como o alumínio, na fabricação de peças e ferramentas mais leves.

 

Diminua a velocidade de impressão

Usar uma velocidade de impressão mais baixa pode aumentar a resistência das peças porque pode colocar mais material e preencher as lacunas que ocorreriam se a velocidade fosse muito alta.

Se você aumentar a largura da linha, também deve aumentar a velocidade de impressão para manter uma taxa de fluxo mais constante. Isso também pode melhorar a qualidade de impressão quando balanceado corretamente.

Já se diminuir a velocidade de impressão, talvez seja necessário diminuir a temperatura de impressão para compensar o aumento do período de tempo em que o filamento ficará sob calor.

 

Pós-processamento

O pós-processamento, como preenchimento e lixamento pode suavizar as superfícies e melhorar a resistência da peça. 

 

Revestimento epóxi

Quando terminar de imprimir a peça, um epóxi pode ser aplicado para fortalecer o modelo após a impressão. Com o auxílio de um pincel, aplique suavemente o revestimento epóxi nas impressões 3D de forma que o epóxi não escorra. Use escovas menores para fendas e cantos de difícil acesso. Assim, todas as partes do exterior ficam bem cobertas.

 

Traga a sua demanda para a TechCD

Como vimos, existem diferentes métodos para tornar as peças impressas em 3D mais resistentes. Cada um pode ser adaptado ao design e ao uso que se vai dar à peça criada, o que determinará a sua resistência e o tempo e recursos que serão investidos na sua criação. Aqui na TechCD disponibilizamos um bureau para você imprimir demandas diversas em 3D. Entre em contato conosco e saiba mais detalhes.

Até a próxima!

Veja mais notícias

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais