Recentemente, a Stratasys apresentou um novo material à base de fibra de carbono para as impressoras 3D F123 Series. O ABS-CF10 é o resultado de uma mistura do ABS (acrilonitrila butadieno estireno) padrão com carga de 10% de fibras de carbono. Há uma variedade de aplicações adequadas para este material, desde protótipos funcionais a peças de produção de uso final. Compostos de fibra de carbono têm se mostrado extremamente populares nas impressoras classe industrial FDM® 3D da Stratasys . Sendo assim, agora esse material é muito mais acessível para a comunidade de engenharia e manufatura que utiliza as impressoras 3D F170™, F270™ e F370™ de alto desempenho.
“Há uma razão pela qual os fabricantes estão cada vez mais se voltando para materiais de fibra de carbono impressos em 3D: ele é incrivelmente forte, versátil e leve”, explica o vice-presidente sênior de Manufatura da Stratasys, Dick Anderson. “Queremos que todos os nossos clientes FDM aproveitem as vantagens desse material. Além disso, a introdução do FDM ABS-CF10 representa um passo significativo no crescimento da impressão 3D na indústria de manufatura global”, destaca Anderson.
Com carga de 10% de fibras de carbono, o ABS-CF10 é 15% mais forte e mais de 50% mais rígido do que o ABS tradicional. Os principais atributos ficam por conta da alta relação rigidez-peso e baixa sensibilidade à umidade. Além disso, por ser solúvel em água, o QSR Support™, material de suporte utilizado na impressão do ABS-CF10, possibilita a impressão em 3D de peças intrincadas e complexas, sem a demorada remoção manual do suporte. Sendo assim, o ABS-CF10 é excelente para atingir geometrias complexas que não são possíveis com a usinagem.
Com o ABS-CF10, ferramentas de manufatura pesadas e caras ficaram no passado. Este material é perfeito para protótipos funcionais, aplicações de ferramentas e peças de produção. Dessa forma, é possível fabricar gabaritos e acessórios leves e resistentes que não deformam e com alta resistência. Ferramentas e acessórios de montagem mais leves também podem ser projetados para serem mais ergonômicos e confortáveis de usar, o que, por sua vez, reduz o risco de acidentes com o trabalhador
As peças impressas com ABS-CF10 terão um prazo de entrega mais curto e uma produção mais econômica do que os métodos de fabricação tradicionais. Assim sendo, os setores que se beneficiariam com o uso de uma impressora da série F123 com ABS-CF10 incluem aeroespacial, automotiva, industrial e recreativa.
“Todas as ferramentas que criamos têm requisitos diferentes e, muitas vezes, exclusivos”, explica Chris Botting, gerente de Materiais e Engenharia Ambiental da Marshall. “Nossas impressoras 3D F370 nos proporcionam a flexibilidade de escolher entre uma ampla variedade de materiais com base nas demandas da aplicação, e ainda permitem produzir peças funcionais”.
A análise feita pela Stratasys indica que o mercado de AM para gabaritos e acessórios de polímero deve crescer a uma taxa anual de 14,2% entre 2019 e 2023. Isso equivale a quase U$ 600 milhões, o dobro da taxa de crescimento dos 4 anos anteriores.
O material FDM ABS-CF10 estará disponível para comercialização a partir de abril de 2021. Saiba mais sobre o material de fibra de carbono para a série F123 entrando em contato conosco ou no site da Stratasys.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais