Notícias

Voltar para Notícias

Nó no filamento: veja como evitar esse problema

Se você é um entusiasta da impressão 3D, certamente já enfrentou problemas de nó no filamento. Situação bastante comum, ocorre principalmente quando se deixa a ponta do filamento solta. Sendo assim, o material acaba travando e embolando, comprometendo toda a impressão.Felizmente, é algo que pode ser facilmente resolvido. 

Muitos tendem a achar que o filamento já sai da fábrica com nó. Entretanto, a chance disso acontecer é bem pequena. Isso porque todo o processo é feito por um maquinário específico e os filamentos saem da fábrica com todo o controle de umidade, bem como armazenados de forma correta. Sendo assim, as causas mais prováveis são problemas no transporte e/ou falha na utilização. Porém, caso ocorra, entre em contato com o fornecedor.

Veja como evitar nó nos seus filamentos

O recomendado é sempre retirar o filamento da impressora quando ele não estiver sendo usado. Além disso, esse ato garante que ele fique longe de umidade, poeira e sujeira, o que aumenta a vida útil. E sempre segure a ponta do filamento, sem deixar que ela fique solta no carretel. A menos que esteja na extrusora e tensionada ou ainda no orifício de um carretel e devidamente apertada para não desenrolar. Esse controle da extremidade do filamento é fundamental pois, uma vez solta, pode passar por baixo do filamento que já está enrolado e acaba ocasionando o nó. Outra recomendação é sempre ter atenção na hora de guardar o carretel. 

Embora esse não seja um problema super agradável, não é o fim do mundo se acontecer. Então, pegue aquele carretel de filamento emaranhado que você separou porque não queria lidar com ele e arrume-o. Continue desenrolando até encontrar onde o filamento está preso e, quando encontrar, desfaça o nó. Enrole de volta e cuide para que no final não perca a ponta novamente. Caso perca, repita o procedimento.

Sempre opte por filamentos de boa qualidade

Aqui na TechCD você encontra filamentos Kodak de ótima qualidade e performance, certificados pela Pantone e compatíveis com impressoras 3D FDM. Peça agora mesmo o seu. E entre em contato conosco para tirar eventuais dúvidas. 

Até a próxima!

 

Fonte foto: https://coexllc.com

Veja mais notícias

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais

Tendências tecnológicas para a indústria em 2024

Conhecimento é essencial para quem deseja impressionar e agarrar todas as oportunidades este ano....

Leia mais