A impressão tridimensional é uma tecnologia que permite criar objetos usando uma impressora 3D. Funciona assim: imagine uma caneca que você cortaria em milhares de camadas horizontais. A impressora 3D constrói essa caneca sobrepondo as milhares de camadas, uma a uma. Esse processo de impressão é chamado de “fabricação aditiva”.
Muitas pessoas apostam no fato de que, em breve, a impressora 3D será tão comum e difundida quanto os computadores. Substituir o parafuso quebrado de nossos móveis, criar uma prótese humana, produzir doces com sua imagem ou auto-replicação. As possibilidades são infinitas.
A seguir você descobrirá como funciona uma impressora 3D. Dessa forma, é possível entender melhor todo o potencial dessa tecnologia ou simplesmente satisfazer a sua curiosidade. Preparado (a)?
Primeiro, desenhamos no papel o que queremos em três dimensões. Um programa chamado CAD é responsável por projetar o objeto no computador e, no final, ele é separado em camadas para imprimir cada uma delas na impressora 3D. Em resumo, com um esboço em papel é possível criar um objeto real com o material apropriado para ele.
Atualmente, existem dezenas de tecnologias diferentes para imprimir um objeto em 3D. No entanto, o princípio é o mesmo em todas: o objeto é construído camada por camada, adicionando material de acordo com as instruções fornecidas pelo software interno da impressora 3D.
A diferença entre as tecnologias existentes vem da maneira como o material é depositado. Cada um dos métodos envolve qualidades próprias que desempenham o tempo necessário para obter o objeto de acordo com suas dimensões.
Atualmente, existe até um scanner 3D que consegue digitalizar um objeto, visualizá-lo no computador e depois imprimi-lo sem ter que desenhá-lo no pc.
Existem vários tipos de impressoras 3D, dependendo da tecnologia que eles utilizam. Assim, temos:
A principal vantagem é sua capacidade de imprimir peças multimateriais e multicoloridas, já que cada material pode ser armazenado em um compartimento separado da impressora. Algumas áreas de aplicação são:
Como você pode observar, esse tipo de impressão tem infinitas possibilidade de aplicação, sendo essas acima apenas alguns exemplos.
É a principal tecnologia na impressão 3D. Seu baixo custo, manuseio e velocidade de execução a tornam a também a mais comumente usada. Seu principal uso é na prototipagem rápida, bem como na validação de modelos visuais ou peças funcionais. A extrusão de filamentos pode ser usada na produção de pequenas séries com seu extenso catálogo de termoplásticos.
Agora que você já sabe como funciona uma impressora 3D, conheça os modelos disponíveis da TechCD. Também trabalhamos com serviços de impressão 3D. Portanto, comece hoje mesmo a revolucionar o seu negócio.
Foto: All3dp.com
29/04/2022
06/12/2019
As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia maisA indústria de alimentos e bebidas é altamente competitiva, exigindo inovação constante para se...
Leia mais