Notícias

Voltar para Notícias

Passos essenciais para realizar a impressão de rótulos da maneira correta

Não tem como negar: as pessoas são influenciadas a comprar um produto pela embalagem. Por isso, tenha a certeza de que está fazendo a comunicação visual de suas mercadorias de forma adequada, o que, certamente, implica em uma boa impressão de rótulos

Se estiver perdido quanto a este processo, não se preocupe. A TechCD preparou este artigo para orientá-lo quanto a como você deve prosseguir. Confira só. 

 

Passo a passo para realizar a impressão de rótulos 

Uma boa impressão de rótulos envolve boas escolhas, e isso parte desde quais materiais serão usados até mesmo por qual máquina serão gerados. Abaixo, confira um passo a passo com as etapas essenciais para conquistar rótulos de qualidade. 

 

Aspectos do rótulo

A primeira etapa, certamente, é definir a identidade visual do rótulo do produto de acordo com os ideais de sua marca. Aqui, além da logo, outros aspectos, como qual será o tamanho do rótulo e suas cores (se será preto e branco ou colorido), precisam estar alinhados. 

Sendo assim, é válido que uma equipe de design gráfico – ou alguém que entenda do assunto – esteja envolvida no processo para quem deseja algo menos amador. Lembrando que o tamanho dos rótulos interferem diretamente em seu custo: rótulos menores costumam ter o valor reduzido. É um bom momento para pensar também no formato, se será redondo, retangular, irregular etc. 

 

Legislação da rotulagem

Quem já acompanha o blog da TechCD sabe que existe toda uma regulamentação por trás dos rótulos de alguns produtos como alimentos, bebidas, medicamentos, itens médicos em geral e produtos químicos. Ou seja, não trata-se apenas de criar a identidade visual e adesivá-los.

Antes de colocá-los no mercado, é necessário verificar a legislação da rotulagem da categoria específica que sua mercadoria encaixa. Basta dar uma olhada em nossos artigos anteriores para conferir como funcionam as regras de rotulagem segundo a Anvisa para alimentos, entre outros. 

 

Material do rótulo

Aqui está uma etapa que alguns podem negligenciar ou não dar a devida importância. O material escolhido contribui diretamente para a qualidade e durabilidade do rótulo. Confira abaixo quais são os mais frequentemente usados na impressão de rótulos:

 

  • Papel couché: o papel couché tem alta lisura, permite impressão em alta definição e conta com propriedade de barreira, evitando a absorção de umidade do ar. É o material padrão para rótulos em papel.
  • Papéis especiais: muito utilizados em vinhos, bebidas e produtos premium, os papéis especiais são texturizados, resistentes e vêm em cores diferentes. Podemos citar como exemplos o Ipanema Embossed (textura suave) ou Materica Kraft (papel kraft de alta qualidade para rótulos).
  • BOPP: é um filme plástico, que pode ser branco brilhante, fosco, metalizado ou transparente. Por apresentar ótimo custo-benefício e resistência à água, é o material mais utilizado em rótulos.
  • Materiais técnicos: em casos específicos, são utilizados outros materiais mais resistentes ou maleáveis para rótulos, como em bombonas de produtos químicos corrosivos, rótulos removíveis (ou laváveis para reciclagem / reaproveitamento) ou rótulos para embalagens flexíveis.

 

Recursos de enobrecimento

O “enobrecimento” é um processo que utiliza técnicas gráficas para melhorar o acabamento do rótulo, muito utilizado em produtos nobres, mas que vem sendo amplamente utilizado em rótulos diversos. Podemos citar, dentre estas técnicas, o verniz total e laminação, método que aumenta o brilho e a resistência do material, e a técnica de relevo, que consiste em elevar ou rebaixar áreas específicas do rótulo. 

 

Impressora

Por último, mas não menos importante, chegamos à escolha das máquinas para fazer a impressão de rótulos de forma digital. Se busca por qualidade e nitidez, conte com a linha de impressoras Colorworks da Epson para criar seus rótulos personalizados e sob demanda. Você terá uma mini gráfica digital dentro da empresa para gerar quantas etiquetas adesivas quiser e do modo que desejar, com possibilidades de alteração de arquivos, a uma alta resolução (1200 DPIs). Veja esses e outros motivos pelo qual você deve contar com a Colorworks para gerar seus rótulos adesivos. 

A impressão digital não altera o custo do rótulo em função da quantidade a ser impressa de cada modelo. Se a empresa trabalha com dados variáveis, vários modelos, terceirização e customização de produtos, diferentes demandas para cada produto etc., a linha digital acaba fazendo muito sentido.

 

Linha Colorworks na Tech CD

A TechCD é distribuidora da linha Colorworks. Se você deseja ter uma mini gráfica própria dentro de sua empresa, com impressão digital e On-Demand, não deixe de conferir as vantagens que estas máquinas oferecem para o seu negócio. Aqui em nosso site, é possível encontrar as especificações de cada modelo para entender de que modo elas podem agregar em sua produção. Se tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Teremos prazer em te ajudar.

Veja mais notícias

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais