Fornecedores, fabricantes e designers profissionais na comunidade de impressão 3D estão respondendo à crise global, oferecendo suas respectivas habilidades para aliviar a pressão sobre cadeias de suprimentos. A medida que vemos o coronavírus se espalhar pelo mundo inteiro, acompanhamos também a sobrecarga causada nos sistemas de saúde até nos países desenvolvidos.
Isso porque nos casos mais graves da doença respiratória, os pacientes podem precisar de respiradores especializados para assumir o papel dos pulmões. No entanto, esses equipamentos são escassos, juntamente com equipe médica, o espaço hospitalar e outros itens de segurança pessoal necessários para o tratamento dos pacientes. E é aí que entra a impressão 3D.
Diante da atual crise de saúde, é claro que a solidariedade é essencial para combater o coronavírus e suas consequências. No norte da Itália, após um pedido de ajuda, algumas empresas se mobilizaram para fabricação de válvulas em impressão 3D para terapia intensiva em um hospital. Assim, milhares de vidas foram salvas graças à essa iniciativa. Também na Itália, um grupo está atuando na adaptação para transformar equipamento de mergulho em aparelho útil na oxigenoterapia.
Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) produziram, graças à impressão 3D, máscaras de acetato. Com isso os profissionais da saúde que estão em contato direto com pacientes infectados pela Covid-19 ganham uma maior proteção estando na linha de frente.
O modelo foi aprovado por equipes médicas de hospitais em São Paulo e Rio de Janeiro. A pesquisadora e engenheira biomédica Maria Elizete Kunkel, então, abriu um formulário no último mês para que hospitais de todo o país solicitassem o material. A demanda até 25/03 já era de cerca de 300 mil unidades.
Iniciativa parecida também foi vista em Manaus. Uma rede de voluntários produziu e doou 30 protetores faciais para um hospital. Feitos em impressora 3D, a doação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi realizada pela “Liga Contra o Covid-19 Manaus”, iniciativa da sociedade civil organizada criada para ajudar no combate à pandemia.
“Reunimos um grupo de pessoas que têm impressora 3D em casa. Então, elas estão imprimindo em casa a parte mais maciça do protetor e trazem aqui para o Fab Lab, que é o local onde os escudos estão sendo montados. E, daqui, a gente manda entregar ou alguém dos hospitais vem pegar. O grupo é totalmente voluntário, e o projeto é aberto. Então, ele não pode ser vendido, somente doado. Estamos também atrás de doações de filamentos e máscaras para evitar a contaminação dos equipamentos durante a montagem”, explicou Carlos Junio, responsável pela iniciativa.
A TechCD recebeu uma demanda do hospital Santa Marcelina para doação de 100 máscaras protetivas, as Face Shields, para utilização pelo pessoal de linha de frente do hospital. Prontamente começou a trabalhar no produto e, graças ao feedback fornecido pela equipe, adaptou um modelo inicialmente desenvolvido pela Prusa. Um visor foi colocado com bordas arredondadas na posição paisagem para facilitar a movimentação da cabeça do usuário. Também foi utilizada uma borracha EVA focando no conforto e uma tira elástica ajustável para melhor se adaptar a cabeça. O resultado foi um produto prático, confortável e aprovado pela equipe hospitalar que precisar permanecer com esta proteção por até 12 horas.
Além disso, a TechCD também está trabalhando com filamentos FDM da Kodak de qualidade superior e que são reconhecidos para uso médico pelo FDA.
Enquanto a realidade exigir, iniciativas como essas vão surgir em todo o país. É um momento que exige união e solidariedade em projetos importantes que estão salvando vidas e auxiliando profissionais da saúde todos os dias. Caso queira ajudar, entre em contato conosco. A TechCD está trabalhando ao máximo para ser parte da solução. Conte com a gente.
29/04/2022
06/12/2019
As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...
Leia maisA impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...
Leia maisA indústria de alimentos e bebidas é altamente competitiva, exigindo inovação constante para se...
Leia mais