Créditos: amomeupet.org
Os avanços tecnológicos e científicos têm permitido que a impressão 3D atue também para ajudar os animais. De rodas especiais a próteses, as peças exclusivas são feitas com materiais que não causam rejeição. Isso porque a técnica utilizada não é nada invasiva. Contudo, os benefícios não param por aí. Saiba a seguir como a tecnologia permite melhorar a qualidade de vida dos bichinhos de estimação.
Com o rápido surgimento da tecnologia de impressão 3D, os veterinários passaram a se interessar por aplicações, particularmente, no campo da cirurgia ortopédica. Dessa forma, a impressão 3D tem se consolidado gradativamente neste setor, principalmente por sua grande adaptabilidade anatômica.
É possível a fabricação de “órteses personalizadas”, as famosas cadeirinhas. Os aparelhos externos são utilizados para ajudar nos movimentos dos membros ou coluna de bichinhos deficientes. Além delas, a próteses também pode ser feita sob medida. É possível a utilização de plásticos flexíveis e de alta resistência, como é o caso do PLA, na produção de ambos.
Ao longo dos anos, muitas pesquisas foram realizadas para criar substitutos ósseos usando materiais biocompatíveis. Em suma, a bioimpressão é a utilização de células e outros produtos biológicos na impressão por empilhamento para a montagem de tecidos e órgãos a partir da deposição de camadas auxiliada por computador. Essa técnica vem sendo estudada com o objetivo de promover a regeneração tecidual. Portanto, trata-se de uma área de pesquisa relativamente nova e promissora.
A Chihuahua Guzzy nasceu sem as duas patas dianteiras e recebeu uma nova prótese, totalmente projetada e feita por meio de impressão 3D. O responsável foi o diretor de medicina veterinária e Zootecnia da Universidade do Vale do México, Santiago Garcia. O dispositivo, totalmente adaptado ao corpo, permitiu que a cadela recuperasse a mobilidade e pode ser trocado caso alguma peça se quebre.
Em Montes Claros (MG), a cadelinha paraplégica Lola voltou a andar após ganhar uma cadeirinha de rodas feita por impressora 3D. Ao devolver a mobilidade, o equipamento proporciona a realização de atividades simples, que são essenciais para o bem-estar deles, como passear. Sendo assim, é preciso acompanhar de perto a adaptação dos bichinhos na cadeirinha. É um trabalho de fisioterapia, realizado aos poucos, para que o pet fique cada dia mais confortável com o dispositivo.
Na medicina veterinária, a impressão 3D oferece uma infinidade de aplicações práticas. O uso de diferentes técnicas está se democratizando em um ritmo acelerado, mas o potencial dessa tecnologia está longe de ser alcançado. Atualmente integrada ao treinamento dos profissionais, a impressão 3D deve ser essencial na prática diária das futuras gerações de veterinários.
Aqui na TechCD você encontra tanto impressoras 3D quanto filamentos da melhor qualidade. Temos também nosso Bureau de Impressão para realizar trabalhos pontuais caso seja esta a sua necessidade. Fale conosco, tire suas dúvidas e ajude quem precisa utilizando essa grande tecnologia.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais