Notícias

Voltar para Notícias

Gravação a laser: entenda como funciona o processo

06/10/2022|Notícias

 A gravação a laser vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores da indústria. Isso porque é uma forma de personalizar peças ou até mesmo marcá-las com informações importantes, como número de lote ou série. 

Por exemplo, a gravação a laser em metais é bem conhecida, tanto para fins de rastreamento quanto para fortalecer a identidade visual de uma marca. Mas você sabe como este processo funciona? Para te deixar por dentro do assunto, vamos falar sobre as principais características deste método. Confira a seguir!

 

O que é e como funciona a gravação a laser?

De maneira geral, a gravação a laser é uma forma de coloração permanente que pode ser feita em diversos tipos de superfícies sólidas. Como em metal, plástico, MDF, vidro, madeira, entre outras.

O procedimento começa quando a máquina a laser libera um feixe de luz em um espelho reflexivo de um lado e um parcialmente transmissivo do outro. Assim, quando o mecanismo do equipamento permite a passagem de luz pelos dois espelhos, um feixe de laser é emitido.

A potência do laser é tão intensa que parte do material se funde e evapora. Em resumo, a gravação a laser é a marcação impressa em uma superfície, resultante deste processo de fusão e evaporação. 

 

Vantagens da gravação a laser

Apesar de parecer um pouco complicado, com o equipamento e o software corretos, a gravação a laser é tão simples quanto imprimir em papel. Além da facilidade, este tipo de gravação também é rápido e exige pouca manutenção. 

Outras vantagens consideráveis são a precisão e durabilidade dos resultados, seja em qual for a superfície. O processo não utiliza ferramentas, como cortadores ou brocas, e por isso também é menos custoso, sendo possível produzir peças individuais ou grandes lotes economicamente.

 

Principais aplicações

Como citamos acima, a marcação a laser é bastante comum em metais. Especialmente, por empresas que desejam aplicar a rastreabilidade em seus produtos fixando códigos permanentes nas peças. Entretanto, as aplicações não param por aí.

A gravação a laser em plástico, também bem conhecida, é uma forma de marcas colocarem nomes e logotipos em seus produtos. Já o MDF, muitas vezes é escolhido como material para brindes, chaveiros e objetos de decoração. Enfim, são diversas opções para você usar sua criatividade!

 

O armazenamento correto de dados digitais é essencial para garantir a segurança das informações de sua empresa !

A gravação a laser é o princípio utilizado pelas mídias mais seguras do mundo para armazenamento de longo prazo de informações. Arquivos de qualquer natureza que necessitem ser armazenados por até 100 anos (Long Term) somente podem ser mantidos desta forma intactos e acessíveis por um longo período devido a tecnologia óptica. Recomendamos o uso da solução de Archiving da Sony para o armazenamento seguro de todos os tipos de arquivos digitais considerados como críticos dentro da sua empresa. Para saber mais, visite nosso site e fale conosco!

Veja mais notícias

Conheça as melhores formas de aliar tecnologia e saúde

A união entre a tecnologia e saúde tem sido uma evolução para avanços significativos na...

Leia mais

Itens indispensáveis para a impressão com Epson Colorworks

Você sabia que existem itens indispensáveis que auxiliam na garantia de uma impressão impecável...

Leia mais

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais