Notícias

Voltar para Notícias

Planejamento cirúrgico inédito no Brasil – Parceria Giselle Coelho, EDUCSiM e TechCD.

06/05/2019|Notícias

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A TechCD, em parceria com o EDUCSIM e a neurocirurgiã Giselle Coelho, Preceptora da Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina em São Paulo, Diretora Científica do Instituto EDUCSIM, primeira mulher a receber o importante prêmio da Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (WFNS, na sigla em inglês), na categoria “Jovem Neurocirurgião” em 2015, participaram de um grande feito para a medicina.

GEMEAS SIAMESAS_ CIRURGIA

 

Gêmeas siamesas foram separadas após cirurgia de 20 horas. Só 25% dos casos de gêmeas siamesas nessas circunstâncias poderiam ser separadas e, graças ao complicado e extenso planejamento cirúrgico feito com o uso da impressão 3D e um modelo híbrido, a operação pode ser realizada com sucesso.
A interpretação dos exames foi desafiadora devido a complexa anatomia. Foram mais de três meses de planejamento até a primeira impressão 3D ser realizada com os estudos de imagens dos exames de ressonância das gêmeas.
A partir desses modelos, um artista plástico entrou em ação para a criação do modelo multimaterial reproduzido com precisão. Pele, ossos, texturas e resistências muito similares aos tecidos humanos e até sangue estavam presentes nessa réplica personalizada para que os médicos pudessem “operar os pacientes” e entender, antes da cirurgia, quais eram as complexidades do caso. 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”1104″ img_size=”large”][vc_single_image image=”1107″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Giselle Coelho é única no mundo a fazer modelos híbridos personalizados para planejamento cirúrgico e trabalha com pacientes do SUS diariamente. 

A cirurgia foi um sucesso e as gêmeas já acordaram após coma induzido.
O planejamento cirúrgico é de fundamental importância devido a complexidade de vários casos: reduz significativamente o tempo da operação, reduz riscos, possibilita o treinamento dos médicos em seus procedimentos, prevê possíveis complicações, reduz custos, entre tantas outras vantagens.
“O projeto de planejamento cirúrgico com modelo híbrido, aplicado em larga escala vai colaborar significativamente para a segurança dos pacientes. Essa diferença que ele vai fazer no treinamento de profissionais pode evitar erros e mortes decorrentes de complicações e ser uma ferramenta de mudança da realidade social”, diz Giselle Coelho.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Uma honra para a TechCD poder participar com a impressão 3D dessa inovação sem precedentes.
Participaremos dos próximos projetos de Giselle que precisa de apoio para continuar trabalhando na criação de projetos que, literalmente, salvam vidas.
Quem quiser saber mais, entre em contato conosco.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Veja mais notícias

5 inovações tecnológicas para a área da saúde

A área da saúde é um campo em constante evolução, impulsionado pela tecnologia. Inovações...

Leia mais

Erros comuns na impressão de rótulos personalizados

Não é novidade que a embalagem e os rótulos são fatores decisivos de compra. Por isso, é...

Leia mais

Tipos de materiais utilizados na impressão de rótulos personalizados

A impressão de rótulos personalizados é uma parte essencial da indústria de embalagens, pois...

Leia mais