A tecnologia invadiu todas as áreas de nossas vidas, e não é de se surpreender as incríveis contribuições que ela exerce no setor médico. Assim como as fotografias se tornaram digitais, os exames médicos também entraram em um processo de digitalização, dispensando o filme radiológico. Quer entender sobre esta modernização? Continue acompanhando a leitura deste artigo que a TechCD preparou.
Possivelmente, alguma vez na vida você teve precisou fazer exames de imagem. De maneira geral, seja na medicina ou segmento odontológico, eles servem como testes de diagnóstico para observar partes internas do corpo e identificar possíveis anomalias. Dito de forma simples, funcionam como fotografias do interior do organismo, e para tal, fazem o uso do filme radiológico – ou pelo menos, faziam.
Hoje, graças à tecnologia, estes exames clínicos são computadorizados. Se você passou por um procedimento de imagem recentemente, como o Raio X, deve ter notado que o filme radiológico tem desaparecido dos hospitais e centros de diagnóstico por imagem, não é? Isso acontece pois, atualmente, a Radiologia Digital (RD) está sendo mais empregada nestes processos. O acesso digital aos arquivos de imagens acaba sendo muito útil para o radiologista e demais profissionais médicos envolvidos.
Neste método digital, as imagens são geradas de forma digital por equipamentos Dicom (Raio X, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada,..) e armazenadas diretamente em servidores específicos. Assim, diferentemente da Radiologia Convencional, dispensa os filmes para revelar as imagens em uma chapa. Mas e quanto a estes exames antigos documentados em filme radiológico, é possível digitalizá-los? Sim, este procedimento pode ser feito utilizando scanners de filmes desenvolvidos de forma específica para esta finalidade.
Muitos são os benefícios da radiologia digital, tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes. A começar pelo fato de que a captura de imagens é muito mais detalhada e realista, contribuindo para um diagnóstico preciso, além de emitir uma quantidade menor de raios X para obtê-las.
No entanto, ainda se usa o método convencional. Sendo assim, digitalizar exames com filme radiológico também pode ser uma solução para o armazenamento de imagens de forma rápida, segura e econômica. Isso elimina o risco de extravio ou danificação dos filmes ao longo do tempo. Quando houver necessidade de leitura destes exames, para um comparativo de diagnóstico (Mamografia, por exemplo), efeito de grupos de pesquisa ou estudo, as informações disponíveis estarão asseguradas se a digitalização tiver sido realizada.
A TechCD aluga Scanners de filmes radiológicos da Vidar para clínicas de diagnóstico e hospitais que realizam exames em formato digital mas recebem pacientes com filmes gerados em serviços de terceiros ou hospitais públicos. Os exames de mamografia são um bom exemplo de utilização da digitalização dos filmes, pois exige a comparação do exame anterior com o atual.
Locamos também os equipamentos para digitalização de acervos de filmes radiológicos antigos que precisam ser digitalizados para a devida guarda das imagens dos exames antes do correto descarte. Ficou interessado nesta solução? Entre em contato conosco para saber todos os detalhes. Estamos te aguardando!
29/04/2022
06/12/2019