Notícias

Voltar para Notícias

Erros comuns na impressão de rótulos personalizados

Não é novidade que a embalagem e os rótulos são fatores decisivos de compra. Por isso, é preciso cautela, pois um deslize pode causar problemas tanto com o consumidor quanto com órgãos reguladores. Nisso, devem ser considerados não só a legitimidade das informações quanto a qualidade de imagem. Neste artigo, você conhecerá alguns erros comuns na impressão de rótulos personalizados

 

Erros comuns na impressão de rótulos e como evitá-los

Mesmo pequenos deslizes na impressão de rótulos podem levar a consequências desagradáveis aos fabricantes, como o temido recall de produtos. Por isso, é de fundamental importância ficar por dentro de erros comuns neste processo e algumas medidas para evitá-los. Confira abaixo. 

 

Problemas de resolução

Entre os erros comuns na impressão de rótulos, temos os problemas de resolução e granulação de imagem. Quando as imagens têm baixa resolução, elas podem parecer borradas e pixelizadas, o que afeta negativamente a qualidade do rótulo. Isso está relacionado geralmente às configurações de arquivo ou à impressora em si. 

Para evitar esse erro, é fundamental assegurar que todas as imagens e gráficos utilizados tenham uma resolução adequada. O ideal para garantir que elas fiquem nítidas e em alta qualidade é, no mínimo, de 300 DPI’s (pontos por polegada). 

 

Fontes ilegíveis

Um bom rótulo deve conter informações legíveis ao consumidor. Sendo assim, a escolha da fonte é um aspecto crítico na impressão de rótulos, já que usar fontes ilegíveis ou muito pequenas além de prejudicar neste aspecto comprometem a estética do rótulo.

É por isso que há órgãos reguladores, como a ANVISA, que orientam e fiscalizam as normativas de rotulação por meio de padrões estabelecidos. É importante segui-los para evitar erros comuns na impressão e que levem a problemas com estas entidades. Além de evitar muitos efeitos visuais nas fontes utilizadas, o contraste entre elas com a cor do fundo também é muito importante para a leitura, pois caso as cores de ambos sejam muito próximas, prejudicam a legibilidade do conteúdo. 

 

Padrões de cores inadequados

Os padrões de cores desempenham um papel fundamental na aparência e na identificação da marca. Neste sentido, o ideal é manter a consistência das cores em todos os rótulos de um produto. Isso é um desafio pois as tonalidades parecem diferentes nas telas do computador e a cor na impressão pode não bater com a desejada no design. 

O que ajuda nestes erros comuns na impressão é seguir parâmetros de cor. A criação do material em CMYK, padrão utilizado na indústria gráfica, no programa de edição auxilia na visualização final do arquivo, pois é uma das linguagens utilizadas pelas impressoras. Outra recomendação é criar uma tabela Pantone para sua marca, em que a cor é registrada e vendida sempre com a mesma tonalidade e pigmentação.

 

Erros em QR Codes

Hoje em dia, a implementação de QR Codes nas embalagens é cada vez mais comum. Quando se trata destes elementos visuais, também é preciso alguns cuidados. Os QR Codes dos rótulos devem ter  uma nitidez perfeita e em equipamentos de ponta para uma boa leitura dos mesmos. Além disso, é preciso se atentar a outros aspectos como alterações exageradas em seu formato e falta de espaçamento entre as demais informações do rótulo.

 

Imprima seus rótulos personalizados com a Colorworks

A impressora é determinante para a qualidade de rótulos e etiquetas adesivas para embalagens. A linha Colorworks, da Epson, proporciona uma ótima nitidez e alta resolução (1200 DPIs) para garantir uma boa legibilidade e não comprometer o design da imagem com granulação. 

Ela foi especialmente desenvolvida para criar rótulos personalizados coloridos com logos, textos e, inclusive, dados variáveis como códigos de barra e QR Codes, sem comprometer a qualidade de impressão. As impressoras permitem impressão digital e On-Demand com a possibilidade de alterar os arquivos a qualquer momento. Ou seja, com uma Colorworks em mãos, você tem praticamente uma gráfica própria para sua empresa. A TechCD é distribuidora da linha. Você confere as especificações de cada máquina em nosso site, e ainda, pode contar com um especialista do nosso time para tirar suas dúvidas.

Veja mais notícias

Vantagens impressão 3D na área da saúde

A impressão 3D na área da saúde tem revolucionado a medicina moderna. Com a capacidade de criar...

Leia mais

A importância da criação e modelagem 3D para o processo de impressão

A criação e modelagem 3D têm se tornado cada vez mais essencial no mundo da manufatura. Isso é...

Leia mais

Principais vantagens de imprimir etiquetas com a linha Epson Colorworks

Imprimir etiquetas tornou-se uma parte essencial da operação de muitas empresas, especialmente...

Leia mais