Notícias

Voltar para Notícias

Entenda a diferença entre backup e archiving

Embora sejam facilmente confundidos, backup e arquivamento (ou archiving) não são a mesma coisa. De fato, ambos são utilizados em empresas de todos os tamanhos, mas com propósitos distintos. Hoje, as organizações lidam com uma quantidade cada vez maior de dados:  de clientes, especificações de produtos, de descrições de processos internos e até mesmo de documentos financeiros. 

Junto com este crescimento está a necessidade e o desafio de protegê-los tendo em conta as obrigações regulamentares, por exemplo, da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E é justamente dessa questão que surge a confusão entre backup e arquivamento. Felizmente, as diferenças entre backup e arquivamento são bem fáceis de entender.

Uma das diferenças fundamentais a observar é que o backup é uma cópia projetada para recuperação rápida. Já o arquivamento armazena dados que não são usados ​​nas operações diárias, mas ainda precisam ser preservados por um período considerável de tempo. Continue a leitura e entenda melhor a diferença.

 

O que é backup?

Backup é o processo de fazer cópias dos seus dados, em outro local de armazenamento, caso os originais sejam perdidos ou danificados. Dessa forma, é possível que, posteriormente, eles possam ser restaurados. 

São úteis em casos de arquivos corrompidos, erros do usuário ou malware e desastres que envolvam condições climáticas extremas ou falta de energia. O processo de backup é uma parte essencial de qualquer banco de dados.

Existem diferentes tipos de backup: completo, incremental, diferencial, em nuvem. E todos são regidos por políticas que especificam a frequência dos backups de dados e o número de réplicas a serem realizadas. Sendo assim, as empresas costumam usar dispositivos de backup específicos ou sistemas de fita magnética para que esse processo ocorra. A Techcd pode te ajudar na venda de LTOs (1 a 8) que é o tipo de fita magnética mais utilizada em termos mundiais bem como as fitas de limpeza para os drives.

 

O que é o archiving (ou arquivamento)?

O conceito de archiving para dados é muito parecido com os famosos arquivos mortos de papel. Consiste no processo de pegar dados e colocá-los em um armazenamento de longo prazo com segurança. Em seguida, ele é removido do local original porque não é mais necessário.

No entanto, ao contrário do backup, ele é feito para preservar os dados por um longo período de tempo, ou seja, por anos, senão décadas. Assim, podemos dizer que o archiving envolve três coisas: preservação, espaço em disco e capacidade de pesquisa. 

À medida que informações são transferidas de backup para archiving, as condições de segurança e confiabilidade de que estas informações serão armazenadas com segurança por um período mais longo de tempo e estarão disponíveis quando efetivamente se necessitar, é um pré-condição importante.

Sendo assim, as empresas que têm dados ou informações críticas que necessitem ser guardadas por um longo período (long term) devem possuir uma sistemática estruturada de archiving. A Techcd trabalha com a solução da Sony chamada ODA (Optical Disk Archiving), na qual são utilizados drives stand alone ou soluções robotizadas com cartuchos ópticos de 5.5 TB. Em testes de laboratório no Japão, foi possível assegurar que as informações estarão disponíveis por até 100 anos.

 

A diferença entre backup e archiving

A finalidade do backup e dos sistemas de archiving é diferente. Eles devem ser usados ​​juntos para alcançar a proteção de dados. O backup é usado principalmente para salvar uma cópia dos dados para atingir o propósito de proteção de dados; o archiving é uma forma de gerenciamento de dados para organizar e salvar dados por um longo tempo. Logo, os dois se complementam e devem ser usados juntos para proteger melhor seus dados. 

Aqui na TechCD você encontra ótimas opções para ambos os casos. Para backup, oferecemos toda a linha de fitas magnéticas LTOs desde a geração 1 até a 8 bem como as fitas de limpeza dos drives de LTOs . Já para archiving, recomendamos fortemente os drives de ODAs da Sony. Uma solução rápida, confiável, com alta capacidade de armazenamento e fácil de acessar. Além disso, tem vida útil estimada em 100 anos, mais longa do que qualquer outra mídia de armazenamento magnética ou HDs disponíveis para backup/

Veja mais notícias

Tenha rótulos em conformidade com BS 5609

A conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...

Leia mais

A importância das etiquetas personalizadas para caixas de sapatos

As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...

Leia mais

Aplicações industriais de filamentos premium na impressão 3D

A impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...

Leia mais