Notícias

Voltar para Notícias

As 5 dúvidas mais comuns sobre impressão 3D

10/12/2020|Notícias

A impressão 3D tem sido relevante em diferentes áreas atualmente. É uma nova forma de fabricar que envolve métodos distintos e tecnologias para criar os objetos desejados. Recebendo cada vez mais atenção da mídia, é comum que os curiosos tenham algumas dúvidas sobre como a impressão 3D funciona. Portanto, aqui estão 5 coisas que você deve saber sobre a impressão 3D.

As principais dúvidas sobre impressão 3D

O que posso criar ou imprimir em uma impressora 3D?

Praticamente tudo o que você deseja. Os objetos mais comuns são normalmente pequenos brinquedos e peças de reposição. No entanto, com todos os avanços mais recentes no mundo da impressão 3D, é possível imprimir qualquer coisa: de biomodelos para estudos ou aprendizados a edifícios completos.

Diversos modelos de objetos 3D para impressão estão disponíveis para download na Internet. Se preferir, você pode contar com a ajuda de software de modelagem 3D e deixar a sua imaginação voar. 

A impressão 3D é demorada?

A impressão 3D inclui uma enorme variedade de tecnologias e métodos. Sendo assim, diversos fatores podem influenciar a velocidade, como o modelo da impressora, filamento, a espessura da camada e o número de suportes  necessários. Além, é claro, do tamanho e do volume da peça que você está imprimindo. 

A saber, a impressão 3D é mais rápida se compararmos com os processos tradicionais de manufatura quando falamos de protótipos ou baixas produções. Essa economia de tempo torna possível modificar o objeto se um erro for observado ou mesmo reimprimi-lo, se necessário, com melhorias. Nesse sentido, a velocidade de produção na impressão 3D é uma grande vantagem no processo de prototipagem do produto.

Que tipo de acabamento terá o modelo impresso em 3D?

Existem muitos processos de impressão diferentes (FDM e SLA são apenas os mais comuns) e materiais que oferecem uma variedade de acabamentos, desde brilhantes e lisos até opacos e ásperos. Ter uma impressora configurada corretamente e utilizando bons filamentos ajudam a criar o melhor acabamento possível. 

As peças são fortes e duráveis?

A resistência e durabilidade de uma peça são determinadas pela combinação de impressora 3D potente e de propriedades do material. Mas, na verdade, tudo depende do seu projeto. Entretanto, quando utilizamos a tecnologia FDM, saiba que se o esforço for no sentido transversal às camadas, a peça se rompe facilmente. Mas, se o esforço estiver acompanhando as camadas, a peça ficará mais resistente. 

Porém também existem os casos nos quais as tecnologias que são isotrópicas, ou seja, suas propriedades mecânicas são as mesmas em todas direções.

É preciso também atenção ao tipo e ao percentual de preenchimento. Além de aumentar a força geral do objeto, eles são essenciais para a resistência de acordo com a funcionalidade.

Como se dá o processo de impressão?

Graças a um programa que converte o modelo de objeto 3D a ser impresso em instruções específicas para a impressora, o fatiador. Essas linhas de comando listam os movimentos que a máquina deve executar para atingir cada uma das camadas de impressão. Dessa forma, o fatiador gera um código legível denominado G Code, a partir dos dados CAD. Quando o fatiador tiver gerado o arquivo, basta enviar este G-code na impressora 3D para iniciar a impressão.

Caso você esteja interessado em entrar para o mundo da impressão 3D, um pouco de conhecimento é sempre bom. Isso porque programas específicos de modelagem 3D são necessários para o desenvolvimento do projeto. Portanto, para ir acabando com as dúvidas, faça cursos e assista tutoriais. Além, é claro de acompanhar a TechCD nas redes e ficar por dentro das novidades e dicas que selecionamos para você.

Até a próxima!

Veja mais notícias

Regras básicas para o seu processo de impressão 3D

O processo de impressão 3D é algo bastante rigoroso e metódico. Afinal de contas, é essencial...

Leia mais

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais