Notícias

Voltar para Notícias

O que você precisa saber antes de comprar impressora 3D

Para quem deseja comprar impressora 3D, as possibilidades infinitas são tentadoras e certamente um dos grandes atrativos. No entanto, antes de embarcar nessa aventura, é preciso prestar atenção a alguns pontos. Quem já conhece o mercado sabe que escolher uma impressora 3D vai muito além do preço. É necessário uma análise minuciosa a fim de definir qual é a melhor escolha para a sua demanda e qual delas vai se encaixar perfeitamente no que você procura. 

Existem diversos modelos, cada uma com especificidades e diferentes requisitos. Além disso, a impressão 3D inclui certos aspectos técnicos que exigem avaliação antes da compra. Primeiro é preciso definir o que você deseja imprimir em 3D e com qual frequência.

Se a sua resposta for algo como “uma peça por mês”, você não precisa comprar uma impressora 3D. Nesse casos, é mais barato usar um serviço de impressão 3D, por exemplo. Agora, se você quer adotar uma linha mais profissional, certamente é um bom candidato para adquirir uma impressora 3D.

O que preciso saber antes de comprar impressora 3D?

Tipos de impressoras 3D e materiais utilizados

De uma forma bem simples, podemos classificar as impressoras 3D em:

  • Desktop;
  • Profissionais;
  • Industriais. 

No total, temos sete categorias diferentes de processos de manufatura para impressão 3D:

  • Fabricação com Filamento Fundido (FDM ou FFF);
  • Estereolitografia (SLA);
  • Processamento de Luz Direta (DLP);
  • Sinterização Seletiva a Laser (SLS);
  • Sinterização Direta a Laser de Metal (MDLS);
  • Derretimento Seletivo a Laser (SLM);
  • Fusão de feixe de elétrons (EBM);
  • Fabricação de Objetos Laminados (LOM);
  • Jato de tinta (Inkjet);
  • Polyjet.

As que você provavelmente já ouviu mais mídia são as de Fabricação com Filamento Fundido (FDM ou FFF) e as de Estereolitografia (SLA). Para entender melhor,  confira o nosso texto “Como funciona uma impressora 3D?“.

As impressoras 3D trabalham com um material chamado filamento (FDM ou FFF). A saber, muitos são feitos de polímeros, também conhecidos como plástico. Porém a indústria segue experimentando e desenvolvendo novas abordagens. Desde termoplásticos baseados em fibras de vegetais como o amido de milho, cana de açúcar e beterraba, até compostos com metal. Os que temos atualmente são os seguintes:

  • ABS
  • PLA
  • PETG
  • Nylon
  • ASA
  • TPU
  • Fibra de carbono
  • Tritan
  • Poliacetal 
Filamentos Kodak

Dependendo do material com o qual o filamento é feito, algumas impressoras 3D podem oferecer melhores resultados do que outras. Portanto, é muito importante conhecer as principais especificações de impressão dos materiais: a temperatura de extrusão, velocidade de impressão, custo acessível.

PLA e ABS são os mais conhecidos e utilizados. Para entender a diferença entre os dois, confira o nosso texto “Entenda a diferença entre os filamentos PLA e ABS“.

Componentes de alta qualidade

Existem, sim, muitas impressoras 3D de baixo custo disponíveis no mercado. Porém, do ponto de vista mecânico e eletrônico, e dependendo da sua demanda, elas podem deixar a desejar. Além disso, existe uma limitação quando falamos dos materiais com as quais elas podem trabalhar. Impressoras mais baratas geralmente só aceitam PLA e ABS.

Por outro lado, as impressoras 3D profissionais de fabricantes de renome como Kodak e Stratasys, permitem o uso adequado do dispositivo e de componentes que fazem a diferença na qualidade da impressão.

Impressora 3D Kodak

Quais são as suas pretensões com uma impressora 3D?

Antes de comprar impressora 3D, o primeiro passo é saber o que você pretende produzir. Peças grandes? Pequenas? A forma é mais importante do que o uso? Ficarão expostas ao sol? Ou quem sabe submersas na água? Essas e outras questões precisam ser respondidas antes de você adquirir uma impressora 3D. 

Se o seu objetivo é produzir peças grandes, em alta escala e explorar toda a variedade de materiais disponíveis, as recomendadas são as impressoras 3D profissionais e industriais.

Para o segundo caso, recomendamos as impressoras desktop, que costumam ser mais simples e econômicas. Dessa forma, algumas delas podem ser adquiridas até mesmo desmontadas, sendo vendidas como em um kit. O problema é que você deve levar em consideração o tempo de montagem e calibração da impressora 3D e se possui os conhecimentos e meios necessários para isso. Sendo assim, nosso conselho é que se você não é um usuário com amplo conhecimento, o melhor é comprar uma impressora 3D já montada.

Ambiente ideal para a sua impressora 3D 

Antes de comprar impressora 3D, é necessário também pensar onde você vai colocá-la. Você terá um ambiente dedicado exclusivamente para isso? É uma área ventilada ou a circulação do ar é feita pelo ar-condicionado? É um local com alta umidade? Ela ficará exposta a crianças? 

Esse tipo de pergunta deve ser feito a fim de evitar quaisquer frustrações e riscos tanto para você quanto para aqueles ao seu redor. O ar condicionado, por exemplo, pode trincar as peças e exercer demais influências, principalmente quando utilizamos o ABS. Outro ponto a se considerar é a umidade, visto que este é o maior inimigo da impressora 3D. Nos filamentos, ela faz com que fiquem quebradiços e com bolhas.

Bureau da TechCD

Cuidado com a fumaça

Quer comprar impressora 3d? Saiba que é importante usá-la em uma sala bem ventilada. Isso porque podem ser emitidos gases durante o processo de impressão. Diversos estudos mostraram que o ABS e Nylon, quando aquecidos, produzem um gás chamado estireno. Se inalados em altas concentrações, podem causar sonolência, dores de cabeça e uma sensação geral de fadiga. Outras pesquisas recentes declararam que é um provável composto cancerígeno e está associado a um aumento de casos de leucemia mielóide aguda. 

Muitas impressoras 3D já estão sendo vendidas com filtros HEPA (particulate air) de carvão ativado e alta eficiência. Quando certificado, é capaz de remover 99,97% de todas as partículas com 0,3 mícrons ou mais. Porém as nanopartículas liberadas por extrusão de plástico podem ser menores que isso. Entretanto, qualquer medida que possa diminuir a concentração de partículas no ar é válida.

Segurança em primeiro lugar

Lembre-se que o manuseio de uma impressora 3D requer o trabalho com materiais aquecidos: extrusoras, plásticos e, em algumas impressoras, a própria mesa de impressão pode ficar muito quente e causar queimaduras graves. Aqui estamos falando de temperaturas acima dos 200 graus. Algumas não possuem um escudo para proteger a área de impressão, portanto, você deve ter cuidado. Principalmente se crianças estiverem por perto.

Disposição para aprender

A saber, existem sites que disponibilizam milhões de objetos já prontos para você imprimir. Qualquer pessoa consegue baixar essas peças, mesmo sem conhecimento de modelagem. O mais famoso é o Thingiverse

Agora, se você quer liberdade para construir as suas peças físicas, é necessário ter um certo conhecimento em softwares para modelagem. Assim, você não fica dependente de terceiros e consegue deixar a peça exatamente do jeito que pensou. Para entender melhor o assunto, leia os nossos textos “Saiba mais sobre prototipagem e impressão 3D” e “Conheça três softwares para modelagem 3D” 

A TechCD oferece suporte total para quem desejar comprar impressora 3D. É só entrar em contato com a nossa equipe e tirar todas as suas dúvidas. Vamos conversar?

Veja mais notícias

A importância das etiquetas personalizadas para caixas de sapatos

As etiquetas personalizadas para caixas de sapatos são muito mais do que simples rótulos. Elas...

Leia mais

Aplicações industriais de filamentos premium na impressão 3D

A impressão 3D, uma vez restrita a protótipos e modelos, está transformando os processos...

Leia mais

Rótulos adesivos personalizados: impactos na indústria de alimentos e bebidas

A indústria de alimentos e bebidas é altamente competitiva, exigindo inovação constante para se...

Leia mais