Notícias

Voltar para Notícias

Os benefícios da biometria na área da saúde

A biometria estará cada vez mais presente na área da saúde, tanto para paciente quanto para funcionários. Evidentemente, uma das principais razões para a popularidade em alta é a segurança. Alguns exemplos em que a biometria pode melhorar o setor também incluem a redução do risco de erros administrativos e vulnerabilidades do sistema. Hoje, ela pode ser integrada com sucesso em todos os ambientes de controle de acesso. Além disso, os sistemas biométricos são continuamente atualizados e desenvolvidos, o que significa que o potencial para a saúde são inúmeros e vão além do que conseguimos imaginar.

Mas o que é biometria?

São informações obtidas por  meio da coleta, análise e processamento de características pessoais únicas como impressões digitais, reconhecimento facial, íris ou voz. Se você tem um telefone que pode ser desbloqueado por esses métodos, ou possui um smartwatch, está usando dados biométricos todos os dias.

Em termos de segurança, as impressões digitais são inegavelmente mais seguras do que um crachá, que, por sua vez, pode ser furtado. Em termos de conforto e ergonomia, colocar um dedo em um sensor também acaba se tornando bem mais cômodo do que ter que digitar senhas ou manusear cartões de acesso.

Biometria em clínicas e hospitais

Os ambientes de saúde exigem um alto grau de segurança e eficiência no gerenciamento da confidencialidade dos dados do paciente, bem como convênio e histórico médico.

Segundo levantamento de dados feito pela HID, mais de 85% das organizações de saúde sofreram violações de dados nos últimos dois anos. Senhas fracas e reutilizadas são a causa em 81% destes casos. Isso porque 51% das pessoas reutilizam senhas de trabalho em suas vidas pessoais, e 44% reconhecem os riscos desta medida, mas

a fazem assim mesmo.

Portanto, o uso da biometria pode ajudar a controlar informações, proporcionando o acesso a elas apenas para aqueles que têm permissão. Tudo isso é proteção adicional, sendo possível rastrear qualquer indivíduo que pratique má conduta em se tratando do sigilo de informações do paciente. Ademais, dadas as necessidades, a biometria é uma solução que se encaixa perfeitamente também quando o assunto é rastreabilidade de medicamentos. 

Soluções HID

Sendo assim, a solução em biometria tem como objetivo reduzir fraudes e dar maior segurança nos acessos físicos ou virtuais dos colaboradores, melhorando o controle sobre os processos caso haja algum tipo de vazamento, por exemplo.

Além disso, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em vigor, é dever das empresas garantir e controlar o acesso aos dados sensíveis de pacientes e  funcionários. Aqui na TechCD você encontra as soluções em biometria da HID, uma das líderes do mercado no assunto. A tecnologia de imagem multiespectral Lumidigm® da HID Global é projetada “do zero” para oferecer:

  • Desempenho biométrico superior em ambientes do mundo real, independentemente de raça, sexo, idade ou condições físicas;
  • Detecção de vitalidade (liveness) de nível internacional, prevenção de falsificação e prova de vida;
  • O mais alto nível de prova de adulteração e criptografia de dados para integridade de dados.

Fale hoje mesmo conosco e saiba todos os detalhes dessa solução indispensável para o seu hospital ou clínica.

Veja mais notícias

Melhore o custo-benefício da sua impressão de etiquetas

A impressão de rótulos e etiquetas de maneira correta pode fazer toda a diferença para o...

Leia mais

Os melhores acessórios e softwares para impressão 3D

Essencial para a facilidade de muitos processos em empresas e negócios de tecnologia, as...

Leia mais

Tendências tecnológicas para a indústria em 2024

Conhecimento é essencial para quem deseja impressionar e agarrar todas as oportunidades este ano....

Leia mais