A velocidade da impressão é um dos principais parâmetros que afetam diretamente o resultado final das peças ao se utilizar impressoras 3D FDM. A saber, ela é a taxa na qual a extrusora deposita o material de impressão na mesa para formar um objeto completo.
Porém, na impressão 3D não podemos considerar apenas um parâmetro para obter resultados satisfatórios. Sendo assim, também precisamos falar sobre a temperatura. Quanto maior a velocidade de impressão, maior será a temperatura de extrusão necessária. Todos os fabricantes de filamentos fornecem uma faixa ideal de temperatura de impressão. Em geral, esta temperatura ideal deve ser ajustada por meio de testes até obter o melhor acabamento e adesão.
Mas existem algumas maneiras de tornar a impressão 3D mais rápida sem perder em qualidade. Confira a seguir três maneiras de conseguir isso.
Como a maioria das pessoas sabe, uma densidade de preenchimento de 0% significa que o interior da impressão será oco, enquanto uma densidade de 100% significa que o interior será sólido. Sendo oca, de fato significará menos tempo gasto imprimindo, porque sua impressora precisa de muito menos movimento para finalizar a impressão. Você pode escolher um padrão de preenchimento que imprima mais rápido do que outros. Uma saída é utilizar a estrutura de preenchimento em forma de colmeia. Utilizando essa estrutura de preenchimento, a impressão 3D já toma menos tempo e otimiza também o consumo de material sem perder totalmente a resistência.
Entretanto, tente encontrar um bom equilíbrio entre a densidade do preenchimento e as necessidades de sua impressão. Um produto com densidade de preenchimento inferior é mais vulnerável. Portanto, recomendamos usar esta técnica apenas com produtos onde a resistência não é um fator importante.
Quanto mais material de suporte sua impressora extrusar, mais tempo levará a impressão. Por isso, procure posicionar a peça na bandeja de impressão de maneira que gere a menor quantidade de suporte possível. Utilizar suportes personalizados também é uma boa opção.
Sua impressora 3D pode utilizar todo o espaço da mesa da impressora? Então, em vez de fazer uma impressão de cada vez, utilize-o. Isso ajuda a concluir o trabalho em menos tempo. Além disso, também ajuda a evitar configurações como redefinir e reaquecer a impressora.
As configurações não serão possíveis com peças maiores que ocupam a maior parte do espaço. Mas se você estiver imprimindo em 3D pequenos objetos, poderá duplicar os modelos e imprimi-los em 3D de uma vez.
O importante é não alterar simplesmente, de uma vez, as configurações de tempo no fatiador. Lembre-se de sempre realizar uma análise do que está sendo impresso e entender a relação velocidade – qualidade da peça. A impressão 3D não é uma ciência exata. Nesse sentido, tem também muita experiência. Se você ainda está começando na área, não desanime. Com o tempo, você terá cada vez mais impressões de boa qualidade e satisfatórias.
Para mais dicas, siga acompanhando a TechCD também nas redes sociais e fique pode dentro de todas as novidades. Se quiser tirar dúvidas, entre em contato com a nossa equipe. Estamos esperando o seu contato.
29/04/2022
06/12/2019
A busca por rótulos personalizados para produtos artesanais tem crescido com o aumento de pequenos...
Leia maisA escolha de uma impressora eficiente é fundamental para empresas que buscam otimizar suas...
Leia maisA conformidade com a norma BS 5609 é fundamental para garantir a durabilidade e legibilidade dos...
Leia mais